Com quase 25 anos de atuação, a Alctel, empresa mineira de tecnologia da informação e comunicação (TIC), acaba de entrar em nova fase.
Mediante aportes iniciais de R$ 2,5 milhões, a estratégia para os próximos cinco anos visa não apenas a abertura de novos mercados, mas também o maior foco em transformação digital e segurança por meio de inovações tecnológicas.
PUBLICIDADE
Para isso, segundo o CEO da Alctel, Sérgio Lima, a empresa está em modificação, adotando nova cultura e identidade visual, missão e portfólio de produtos. E, para contribuir com o clima de inovação, a sede em Belo Horizonte e a filial em São Paulo também passaram por reformas e receberam um projeto arquitetônico mais leve e dinâmico.
“Ao longo dos últimos anos, tivemos diferentes momentos dentro da empresa. Durante os primeiros 15 anos, trabalhamos basicamente com telefonia e, nos últimos 10, voltamos nossas atenções para a infraestrutura de rede de computadores, videoconferência e contact center. Agora, a estratégia passa a ser no ambiente de inovação, com novas tecnologias de segurança de dados, como armazenamento em nuvem e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), robotização e automatização de processos relacionados à inteligência artificial”, explicou.
De acordo com Lima, a nova fase coloca a Alctel em uma posição de destaque no cenário de TIC e o principal objetivo é transformar a empresa em um centro de referência em soluções tecnológicas inteligentes e inovadoras.
“Estamos vivendo uma nova fase, cujo foco é sermos uma empresa consultiva e inovadora na solução dos problemas tecnológicos de nossos clientes, de acordo com as necessidades de cada um. E queremos ir além, desenvolvendo produtos específicos e personalizados também”, revelou.
PUBLICIDADE
Dos R$ 2,5 milhões aportados inicialmente, R$ 2 milhões foram aplicados no desenvolvimento de novos produtos, parcerias e capacitação da equipe e R$ 500 mil em contratação de consultoria e reformas nos escritórios de Belo Horizonte e São Paulo. A expectativa é de que a empresa já comece a colher os resultados ainda neste exercício. “Esperamos um crescimento de 20% no faturamento com o novo posicionamento e o lançamento de produtos, desempenho bem superior à média do mercado”, disse.
Entre os novos produtos que serão lançados pela Alctel no decorrer deste exercício estão a solução de Automação Robótica de Processos (RPA), Transformação Digital, Segurança, Produtos Cloud e Consultoria em LGPD.
Fundada em 1996, a companhia é fruto da visão empresarial de três colaboradores da multinacional francesa Alcatel, que fornecia PABX e venda de equipamentos de telefonia e prestação de serviços de instalação e manutenção. Atualmente com mais de 150 colaboradores, tem uma carteira com mais de 500 clientes. Entre eles: Localiza, Movida, Unidas, Banco Itaú, Bradesco, Oi, Vivo, Unimed, Hermes Pardini, Alliar, Hospital Mater Dei, Hospital Felício Rocho, Sada.