American Tower lança rede neutra de fibra óptica FTTH em BH

12 de novembro de 2019 às 16h39

img
Crédito: Divulgação
A American Tower, uma das maiores empresas globais, líder em infraestrutura compartilhada para o setor de telecomunicações, dá um importante passo no Brasil e amplia sua atuação no mercado com a nova rede neutra FTTH (Fiber to the Home).
O modelo e tecnologia permitem às operadoras oferecer serviços de telecomunicações, como TV, banda larga e voz aos clientes residenciais e empresariais sem a necessidade de investimento em infraestrutura de rede, uma vez que permite o uso mais racional dos ativos de redes ópticas.
Com isso, a companhia se torna pioneira no Brasil com o modelo que conta com toda a eletrônica necessária para otimizar o compartilhamento das fibras ópticas da rede externa.

Na primeira fase do projeto, a área selecionada utilizará os dutos já existentes na região central de Belo Horizonte, onde já não faz mais sentido construir novas redes subterrâneas, ou até mesmo redes aéreas.

O modelo vem ao encontro à necessidade de otimização da infraestrutura e evita a construção de várias redes superpostas, além de contribuir para a melhor organização do uso do espaço.

O diretor de estratégia e novos negócios da American Tower do Brasil, Abel Camargo, acredita que o conceito pode ser aplicado em cidades menores, onde o desafio torna-se maior com relação aos retornos esperados para investimentos individuais em infraestrutura por operadoras e provedores de internet.

“O novo modelo é disruptivo porque propõe o uso compartilhado de uma rede óptica a todos os players, replicando a sinergia do modelo de torres ao evitar a redundância de investimentos e uso de espaço, ainda hoje tipicamente realizado individualmente por cada player ao construir sua própria infraestrutura”, explica.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail