Centro de Segurança Cibernética do Inatel oferece curso gratuito para ISPs se preparem para operar no 5G

A iniciativa conta com o apoio da multinacional Huawei, do Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - IMREED e da empresa Sikur

3 de março de 2022 às 18h37

São Paulo, 3 de março de 2022 – O Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC), em parceria com a Huawei, o IMREED e a Sikur, irá oferecer um curso gratuito sobre Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética às ISPs (provedores de serviços de internet) nacionais, que se preparam para iniciar suas operações na quinta geração de comunicações móveis, 5G. A intenção é capacitar, entre os meses de junho e julho de 2022, cerca de 120 colaboradores para trabalhar com as principais tecnologias e redes que compõem o mundo das telecomunicações, bem como, apresentar os princípios, fundamentos e evoluções tecnológicas das redes móveis, do 1G ao 5G, e as principais técnicas de segurança cibernética que devem ser aplicadas a elas.

O curso será oferecido de forma presencial, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, e terá duração de 32 horas, divididas em atividades teóricas e práticas. As atividades práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da instituição equipados com dispositivos de última geração fornecidos pela Huawei e, também, com sistemas de segurança e estudos de casos fornecidos pela Sikur e pelo IMREED. “O curso de segurança cibernética das redes móveis e 5G do Inatel chega em boa hora, visto que além das grandes operadoras, também os ISPs regionais investem na construção de suas redes. Ademais, a tecnologia será aplicada nas diversas verticais da indústria e, portanto, muito importante a formação de profissionais capacitados na area. A Huawei investe mais de U$ 1Bi ao ano em segurança cibernética e apoia ativamente a iniciativa do Inatel CxSC (Centro. de Segurança Cibernética)”, ressalta Marcelo Motta, Diretor de Soluções e Cibersegurança da Huawei para América Latina.

A iniciativa é a primeira capacitação oferecida pelo Centro de Segurança Cibernética, desde o seu lançamento em 2021. Com uma equipe com cerca de 30 integrantes, incluindo professores, especialistas, estagiários e bolsistas de Iniciação Científica, o Centro alcançou vários objetivos em seu primeiro ano de trabalho, graças ao forte apoio dos parceiros. A equipe publicou trabalhos de pesquisa em congressos nacionais e internacionais, com destaque a um artigo no periódico IEEE Sensor Letters. Também fez apresentações em importantes eventos do setor e promoveu competições relacionadas ao tema, envolvendo estudantes de graduação.

A parceria prevê, para o segundo semestre de 2022, a criação de um segundo treinamento focado em Redes Privativas, Edge, Cloud Computing, IoT e Inteligência Artificial. “Além dos cursos, estamos trabalhando também em outras atividades de formação e propagação de conhecimentos na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em informativos sobre principais ameaças cibernéticas e medidas de mitigação e prevenção das mesmas e na promoção do Segundo Fórum Nacional de Cibersegurança, que deve ocorrer em outubro de 2022”, destaca o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.

Sobre o Inatel

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete graduações em Engenharia, além de cursos de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais e é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil.
 

Mais informações no site do Inatel.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação. Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
 

Facebook 
Twitter 
Instagram
LinkedIn 
YouTube

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail