COTAÇÃO DE 18/06/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,0680

VENDA: R$5,0690

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,0370

VENDA: R$5,2330

EURO

COMPRA: R$5,9716

VENDA: R$5,9733

OURO NY

U$1.764,31

OURO BM&F (g)

R$286,98 (g)

BOVESPA

+0,27

POUPANÇA

0,2446%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Negócios Negócios-destaque Turismo
Ideia é de que a Capital se torne um destino capaz de ser bom para moradores e turistas | Crédito: Divulgação

A segunda edição do Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, evento que faz parte do “fuTURISMO – Programa de Pesquisa e Inovação Turística”, realizado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no hipercentro, ontem e hoje, tem como objetivo estimular e promover o debate sobre as políticas públicas e sobre as iniciativas de mercado voltadas para o tema das cidades e dos destinos turísticos inteligentes.

A programação, através de painéis e workshops, trabalhou temas como “As transformações digitais e o futuro do turismo urbano” e “As práticas inovadoras e os destinos turísticos gastronômicos”. Durante o evento, a economia criativa foi analisada como o insumo básico que pode levar um destino a ser considerado inteligente.

PUBLICIDADE

O uso da tecnologia aliado a um trabalho de valorização das vocações locais e à comunicação direcionada e assertiva pode dar aos territórios a oportunidade de oferecer aos viajantes muito mais do que atrativos e produtos turísticos, mas sim, experiências memoráveis.

De acordo com o presidente da Belotur, Gilberto Castro, atenta aos movimentos globais relacionados ao tema, a Belotur, como órgão competente pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, busca estimular o debate crítico e o apoio à inovação que reforça o desenvolvimento sustentável do turismo na capital mineira.

“Realizar esse seminário, às vésperas da decisão da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) sobre a candidatura da Capital a ‘Cidade Criativa da Gastronomia’, é muito importante dentro do planejamento de tornarmos Belo Horizonte um destino capaz de ser bom para a sua população e para que a visita”, explicou Castro.

O programa FuTURISMO reúne um conjunto de diretrizes, critérios, medidas e ações que a Belotur prepara para incorporar em sua atuação como órgão de desenvolvimento e fomento das atividades turísticas e associadas em Belo Horizonte.

A fundadora do blog Agente no Turismo e sócia da Strategia Consultoria, Marta Poggi, destacou a necessidade dos atores do turismo – públicos e privados – terem a consciência de que hoje temos um turista 4.0, usuário da tecnologia, muito mais informado, exigente e imediatista. Além disso, soluções disruptivas são lançadas a todo momento, trazendo uma dinâmica de velocidade nunca vista por este mercado.

“O turismo muda porque o cliente mudou. Hoje não adianta lançarmos mão de ‘armas’ digitais, temos que ter ‘alma’ digital. Mas isso não é apenas uma questão de tecnologia. Um destino inteligente precisa ser focado em inovação, oferecer experiências diferenciadas, valorizar o capital humano e ter foco na sustentabilidade”, pontuou Marta Poggi.

No mesmo sentido trabalha o diretor de Marketing da Costa Brava Girona Tourist Board, Jaume Marin. O destino espanhol é considerado um dos mais inovadores do marketing digital. Jaume tem liderado projetos de sucesso como pioneiro nas relações com ‘blogueiros’ de viagens, incluindo a coorganização da TBEX 2012 e 2015.

“Todos nós contamos as mesmas histórias: temos as praias mais bonitas, os melhores restaurantes, os museus mais incríveis… mas se é assim, a diferença está em como contamos essa história. 76% das pessoas não acreditam em publicidade, mas todo mundo gosta de uma boa história. Então o trabalho com influenciadores não é determinado pelo número de seguidores, mas pela representatividade que eles têm. Não adianta querer vender tudo pra todo mundo. É importante sabermos para quem e como vamos vender”, destacou Marin.

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!