Universidade DC une informação e educação em plataforma

31 de outubro de 2020 às 0h19

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Foi lançada durante o segundo dia do Prêmio José Costa 2020 a Universidade DC, plataforma de formação do DIÁRIO DO COMÉRCIO, cujo propósito é materializar a compreensão de que informação, conhecimento e formação caminham juntos. Em 88 anos de história, o veículo possui um dos acervos mais ricos da área e se vê na obrigação de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo das últimas décadas.

Apresentado pelo Diretor Executivo e de Mercado do DC, Yvan Muls, o projeto nasce do anseio de expandir os horizontes e disponibilizar o conteúdo gerado e distribuído. Para isso, está ancorado em seis projetos complementares:

  • Plataforma de Conhecimento
  • Plataforma de Aprendizado
  • DC Memória
  • Eventos
  • Conexão com Universidades
  • Relacionamento com as comunidades do entorno

“Somos registro, somos história. E temos o compromisso social de compartilhar esses saberes”, resumiu o diretor, ressaltando que a Universidade DC tem orientação acadêmica da professora Lorena Tárcia, jornalista pós-doutora em Comunicação e mestre em Educação; estrategista e consultora em Jornalismo multimodal.

“A Universidade DC é uma ação do DIÁRIO DO COMERCIO para estreitar estrategicamente as relações entre informação e educação no contexto da economia mineira”, definiu Lorena Tárcia.

Saiba mais acessando o site.

Yvan Muls afirma, ainda, que a Plataforma de Conhecimento está baseada em conteúdos que conectam vídeos, artigos e podcasts sobre economia mineira, negócios e inovação, em uma proposta multimídia. Em um primeiro momento, estão disponíveis as amostras de três trilhas de conhecimento:

  • Clima & Eficiência energética
  • Fome Zero e Qualidade de Vida
  • Igualdade de gêneros & Cidades Sustentáveis

Posteriormente, serão disponibilizadas outras trilhas. “Todos são temas que nos transportam diretamente à Plataforma de Aprendizado, dedicada a formar, inspirar e educar os mais diversos públicos, com base nos pilares do Capitalismo Consciente e de um jornalismo propositivo, com foco em soluções”, completou.

Já o DC Memória ancora-se na história do jornal. “Virtual e fisicamente, pretendemos disponibilizar nosso acervo para pesquisas e como agente mediador para reunir a comunidade no entorno de nossos propósitos fundamentais”, disse. Este projeto inclui a digitalização dos antigos exemplares e fotografias e ainda utilização de inteligência artificial para conexão e disponibilização de dados.

No espaço físico do DIÁRIO DO COMÉRCIO estarão concentrados eventos e espaços de conexão expandidos para o universo virtual. Além disso, há o compromisso social com as empresas e escolas da região.

Além disso, Yvan Muls destacou o projeto de conexão com as universidades, que já está em andamento, e busca levar o DC e seu acervo para dentro das escolas, contribuindo com a formação nas diversas áreas do conhecimento a partir da história econômica de Minas Gerais e de Belo Horizonte.

 

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