Elmo supera crise e prepara expansão

15 de julho de 2021 às 0h26

img
No auge de seus 83 anos, a varejista do ramo calçadista possui 33 lojas distribuídas pelos estados de MG e Espírito Santo | Crédito: Divulgação / Elmo

Depois de alguns anos de séria turbulência, que culminou em um processo de recuperação judicial agravado ainda mais pela crise imposta pela pandemia de Covid-19, a mineira Elmo Calçados, volta, enfim, a fazer planos, abrir lojas e se reestruturar para  um futuro perene.

No auge de seus 83 anos, a varejista do ramo calçadista acaba de adotar um sistema que promete revolucionar não apenas processos e dados de frente de loja, mas a gestão dos 33 pontos de venda distribuídos pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Trata-se do Enterprise Resource Planning (ERP) da Data System, empresa de tecnologia da informação especializada no varejo de calçados e roupas. Segundo o presidente da Elmo Calçados, Rodrigo Ballesteros Falci, a adoção da ferramenta tem se mostrado relevante para a operação, permitindo o acesso a dados essenciais para a tomada de decisão em tempo real.

Ele conta que os gestores passaram a receber relatórios específicos para o varejo de moda, como as análises de compras, remarcação de produtos, transferência entre lojas, evolução de vendas com diversas variáveis, giro de produtos, entre outros.

“Com essas informações, conseguimos acompanhar nossas campanhas e alterar rotas rapidamente. Se aumentarmos a margem de lucro de um produto que apresenta alto giro, por exemplo, conseguimos enxergar os impactos dessa ação sob diversos ângulos, como financeiro, markup da loja”, comenta.

Além do ERP para os processos de frente de loja, a Elmo Calçados também está fazendo uso do aplicativo Painel de Vendas, que fornece para os gerentes a visualização das vendas. A ferramenta oferece autonomia e facilidade para acompanhar a operação e tomar decisões, como identificar os produtos parados que precisam de mudança na exposição ou outra ação para passar a vendê-los.

“Estas ferramentas nos ajudam a fazer planejamentos a todo momento e a tomar decisões com mais assertividade. Isso é fundamental diante de um cenário, como o atual, em que podemos errar muito pouco”, completa.

E por falar no momento atual, a empresa não passou alheia aos fechamentos de comércio, como medida preventiva à disseminação do coronavírus, pelas cidades onde possui operações. De acordo com o executivo, entre o ano passado e o atual foram fechadas sete lojas.

No entanto, a retomada do fluxo de vendas tem sido gradual e constante e novos pontos de vendas já estão sendo inaugurados. “Dessa vez, dentro de um pensar diferente do período pré-pandemia. Se antes tínhamos alguns pontos onerosos, agora estamos lançando PDVs pensados com observância no custo da operação”, garante.

Até agora já foram abertas três lojas e já estão previstas inaugurações em Betim e Contagem (RMBH) e em Barbacena (Campo das Vertentes).

Falci diz que o comércio digital foi uma estratégia bastante utilizada durante o tempo em que as lojas físicas precisaram permanecer fechadas, mas que o resultado, apesar de satisfatório diante do cenário, foi muito abaixo do desempenho presencial no período pré-pandemia. Ele atribui às próprias características do setor, destacando que no caso de sapatos, a compra a distância acaba se tornando um complicador nos quesitos beleza e conforto.

Ferramentas nos ajudam a fazer planejamentos, diz Falci | Crédito: Divulgação/Elmo

Recuperação Judicial da Elmo Calçados

Sobre o processo de recuperação judicial, o presidente da Elmo Calçados afirmou que a Assembleia Geral de Credores foi realizada há alguns meses e o plano apresentado pela companhia foi aprovado.

“Essas mudanças, incluindo a modernização dos sistemas, são importantes, inclusive, para mostrar a volta da Elmo de maneira transparente, sempre trazendo o melhor para o fornecedor e para o cliente”, finalizou.

Há 26 anos no mercado, a Data System é uma das maiores desenvolvedoras de sistemas para o varejo de calçados e roupas e tem como missão facilitar a transformação e o crescimento das empresas deste setor por meio da tecnologia.

O CEO da Data System, Rodrigo Roland, comenta que facilitar a gestão do PDV e contribuir na assertividade das decisões de empresas como a Elmo Calçados é o propósito da empresa para o segmento.

“A alta aderência do ERP às operações do grupo é fruto da escolha por uma solução especialista. Dedicamos todas as nossas energias para contribuir na melhora significativa da gestão do varejo de calçados e roupas, por isso nos responsabilizamos com a tecnologia para que a Elmo possa focar na estratégia e em melhores resultados”, finaliza.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail