Crédito: Mateus Baranowski

Um dos principais problemas enfrentados pelo e-commerce brasileiro é o cadastro de produtos. O Grupo Super Nosso, um dos maiores supermercadistas do País, também lida com esse desafio.

O gerente de e-commerce do grupo, Bruno Pedra, relata que, apesar da grande representatividade no mercado, o varejo tinha dificuldade para manter as informações atualizadas no site, uma vez que o processo era manual e isso afetava diretamente a experiência de compra online. “Em um determinado momento, percebemos que todo o nosso site estava desatualizado”, lembra.

Para resolver esses e outros gargalos do e-commerce, o Grupo Super Nosso encontrou a Lett e começou a utilizar o Placeholder, uma plataforma gratuita que contém todas as informações de produto que os e-commerces precisam para vender online.

Os dados de produtos são inseridos pelos próprios fabricantes, portanto, seguem as diretrizes de cada indústria. “Se o consumidor tem alergia à glúten e essa informação não é exposta na tabela nutricional do produto no site. Além dos riscos para a saúde, a reputação da marca é totalmente afetada”, exemplifica a analista de marketing digital e e-commerce do grupo, Kellen Vieira.

Com a ferramenta da Lett, a empresa teve acesso a todo o conteúdo digital dos produtos como imagens, títulos, descrições, conteúdos ricos, lâminas HTML e vídeos, o que garantiu a solução dos problemas de atualização no e-commerce.

Em pouco tempo, 90% das imagens do site estavam atualizadas e o processo de cadastro de produtos foi otimizado em 50%. Portanto, hoje a equipe de cadastro tem metade do tempo para investir em outras estratégias.

Além disso, as vendas do e-commerce do Super Nosso aumentaram, a satisfação dos clientes melhorou muito e o relacionamento com os fornecedores se transformou.