O Estado esqueceu qual é sua finalidade, critica Zema

26 de outubro de 2019 às 0h03

img
CRÉDITO:ALISSON J. SILVA

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, defendeu, na sexta-feira (25), a necessidade de mudança de mentalidade e de cultura no País, com revisão do sistema tributário e maior participação da iniciativa privada. Essa mudança de conceito, argumentou, dará melhores condições para que Minas Gerais e o País consigam superar as dificuldades econômicas.

O governador participou do Encontro de Líderes, realizado pela organização Comunitas, em São Paulo. O evento ocorre desde 2008 e é uma plataforma de mobilização entre grandes líderes empresariais brasileiros para reflexão sobre o desenvolvimento do País.O objetivo do encontro é discutir projetos, tendências e temas como gestão pública, governança compartilhada, parcerias público-privadas, entre outros assuntos.

Romeu Zema participou da roda de conversa sobre trajetórias da retomada do crescimento econômico. O governador apresentou o quadro de dificuldades econômicas enfrentado por Minas Gerais, com orçamento deficitário de R$ 15 bilhões para 2019.

“Minha percepção, que vim do setor privado e agora estou no setor público, é de que precisamos de uma mudança de mentalidade e cultural. Tenho assistido, dentro do governo, muitos fatos que comprovam que o Estado esqueceu qual a finalidade dele, se tornou um fim em si mesmo, esqueceu que ele existe para representar o contribuinte. É necessário revermos esse conceito que existe no Brasil. O setor privado tem que contribuir cada vez mais”, afirmou.

Tributos – O governador citou ainda o crescimento dos tributos e as dificuldades econômicas do Estado e do país como um todo. “Desde a Constituição de 1988, todas as alíquotas de tributos subiram de forma constante, a arrecadação do Estado com relação à economia a mesma coisa e parece que agora chegamos ao limite. Tenho dito que o sistema Previdenciário no Brasil foi quase uma pirâmide financeira em câmera lenta e agora chegou ao ponto de ruptura. E a regra necessariamente está tendo que ser revista”, disse. “Estamos repensando esse País, faz parte disso uma mudança cultural, revermos esses conceitos”, concluiu.

Entre os participantes do debate estavam os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; e do Pará, Helder Barbalho; o ex-ministro e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles; o ex-presidente do Banco Central e atual presidente do Conselho do Credit-Suisse, Ilan Goldfajn; além de empresários. (Com informações da Agência Minas).

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail