COTAÇÃO DE 25/05/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$4,8200

VENDA: R$4,8210

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$4,8900

VENDA: R$5,0160

EURO

COMPRA: R$5,1520

VENDA: R$5,1546

OURO NY

U$1.853,68

OURO BM&F (g)

R$287,13 (g)

BOVESPA

-0,98

POUPANÇA

0,6724%

OFERECIMENTO

Negócios

“O futuro do varejo é a integração dos canais físicos e digitais”, afirma CEO do Magalu

COMPARTILHE

Crédito: Divulgação

Convidado pelo Sicoob Engecred para falar sobre ‘Empreendedorismo e Inovação: soluções criativas para acompanhar os novos modelos de negócios’, o CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, apresentou aos participantes do 5º Painel Cooperativismo Financeiro uma série de projetos inovadores que transformaram o Magalu no maior ecossistema multicanal brasileiro. O evento online foi realizado nessa quarta-feira (1º), no canal da cooperativa no YouTube.

No painel, o palestrante destacou que empresas tradicionais, quando criam uma agenda de inovação, geralmente partem do pressuposto que é necessário começar algo do zero, mas que ele tem outra visão sobre isso. “Inovar não é destruir o seu legado, pegar o que você tem, jogar fora e começar tudo de novo. Pode até ser, em alguns casos, mas eu gosto da inovação em que você pega o legado que recebeu de seus antecessores e o alavanca”, ponderou.

PUBLICIDADE




Um exemplo prático foi a decisão do Trajano, quando iniciou na companhia, em 2000, de montar o e-commerce do Magalu sem separá-lo da loja física, já demonstrando sua visão de multicanalidade. “Hoje, pelo fato de sermos multicanal, a loja funciona como centro de distribuição da internet. Temos a entrega mais rápida do Brasil, entregando em até um dia 50% dos itens que a gente vende, e isso é possível porque integramos a loja com o digital. Acho que esse é o futuro do varejo, a integração dos canais físicos e digitais”.

Parceiro Magalu

O CEO do Magalu citou ainda o lema da tia Luiza Trajano Donato, fundadora do Magalu, de levar a muitos o que é privilégio de poucos. “Minha tia vendia para quem costurava sapatos aquilo que o dono da fábrica tinha. Hoje, estamos levando digitalização para a casa dos brasileiros”, disse ele, ressaltando a consistência da empresa, que já está no mercado há 64 anos, e o sucesso do projeto Parceiro Magalu, lançado na pandemia para ajudar varejos analógicos a se digitalizarem.

“Quando precisaram fechar as portas, os varejistas não tinham como vender. Criamos uma plataforma em que o próprio empreendedor pode fazer o cadastro do produto que tem na loja, subir na internet e vender no site do Magalu. Uma ferramenta de gestão completa e fácil de usar. Hoje, tudo que você quiser tem no Magalu, produtos nossos e de terceiros que estão fazendo parte do nosso ecossistema. É muito mais legal crescer ajudando os outros e com a ajuda dos outros”, enfatizou o palestrante.

Na ocasião, Frederico Trajano também falou sobre a automatização das lojas, que reduziu significativamente o tempo para realizar vendas; o sucesso da virtual influencer ‘Lu do Magalu’, que trouxe calor humano para os canais online e hoje tem mais de 23 milhões de fãs; e a estratégia de marketing local. “A gente deu autonomia para a loja fazer mídia local. Ensinamos cada gerente e agora eles são influenciadores locais, conseguem levar a marca, falar a linguagem local”.

O que fazer na crise

PUBLICIDADE




O 5º Painel Cooperativismo Financeiro foi mediado pelo fundador da Thutor e autor do best-seller ‘Felicidade dá lucro’, Márcio Fernandes, que, entre outras questões, perguntou ao palestrante sobre o que o empreendedor precisa fazer para vencer no atual contexto econômico do país.

Ele ressaltou aos participantes a positividade de Frederico Trajano, que disse que, mesmo com a crise, não se pode deixar de encontrar soluções para aumentar o faturamento. “Se você entra numa agenda só de corte de custo, o negócio vai só definhar. É importante, sim, se resguardar, reduzir custo, mas sempre ter uma agenda muito focada em gerar negócio, gerar crescimento. Se o bolo diminuir, aumentar a fatia”.

Repercussão

A palestra do CEO do Magalu atraiu milhares de inscritos e foi elogiada pelos participantes. A diretora da Adão Imóveis, cooperada do Sicoob Engecred, Amelina Prates, avaliou que a cooperativa foi muito feliz na escolha do mediador e do palestrante.

“Márcio Fernandes já nos falava em colocar as pessoas como protagonistas, e o Frederico fez isso. O CEO do Magalu é a personificação do gestor do amanhã, que já vive resultados concretos hoje. Isso é incrível, é o que todos nós buscamos. Nosso maior desafio é saber como criar uma equipe de tecnologia que possa trazer resposta rápida, como colocar o time, clientes e fornecedores como protagonistas. E ele mostra que isso é possível e dá resultado. Fiquei com vontade de conversar mais sobre o tema”, enfatizou.

O presidente do Conselho de Administração, Argemiro Mendonça, que anunciou durante o evento a abertura de novas agências da cooperativa no próximo ano, avaliou a realização do painel como um sucesso. “Essa edição marcou o início das comemorações de 20 anos do Sicoob Engecred e trouxe um conteúdo enriquecedor para todos os presentes, com as participações de Frederico Trajano e Márcio Fernandes. São dois grandes nomes, grandes inspirações para nós”.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo diretor-presidente da instituição financeira, Fabrício Modesto Cesar. “Nossas expectativas eram as melhores e foram confirmadas. Me chama a atenção, de forma especial, a decisão de oferecer estrutura digital para varejistas menores, pois esse apoio ao desenvolvimento local, o fomento ao empreendedorismo, faz parte da essência cooperativista. Está em nosso DNA”, concluiu.

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!