Edição do outlet deste ano deverá receber 15 mil visitantes, cerca de 50% a mais do que a população do município - Crédito: Divulgação

Considerada a capital mineira da lingerie, Juruaia, no Sul de Minas, se prepara para um 2020 de crescimento nas vendas. A estimativa é crescer 20% em relação ao ano passado, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), José Antônio da Silva.

Para começar bem o ano e abrir espaço no estoque para a próxima coleção, entre os dias 11 e 25 de janeiro, será realizada a 11ª edição do Outlet Juruaia. O evento, realizado nas lojas, promete agitar a cidade que deve receber cerca de 15 mil visitantes ao longo do período, cerca de 50% a mais que a própria população do município. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019, a cidade tem cerca de 10,5 mil habitantes. A estimativa é que o evento cresça 15% em movimentação financeira na comparação com a edição anterior.

A animação é fruto dos resultados de 2019. Mesmo sem ter os números fechados – os resultados serão divulgados em abril, durante a Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia, evento de lançamento da coleção outono-inverno – o executivo estima um crescimento em torno de 10% na comparação com 2018.

“2019 foi um ano difícil para todos. Para nós também, mas não foi um ano ruim. O associativismo, que é uma marca nossa, nos ajudou muito. Não foi o crescimento que sonhávamos mas, no mínimo, as empresas se mantiveram estáveis. Praticamente não houve demissões e continuamos empregando muita gente das cidades vizinhas. O desemprego não é uma tragédia em Juruaia como em outras partes do País”, explica Silva.

A receita do polo produtivo para superar a crise e continuar crescendo segue sendo apostar no associativismo, na especialização da produção e na construção de marca. Sem vender para grandes redes de magazines, a aposta é fortalecer as marcas e diversificar os canais de distribuição, garantindo design inovador e preço justo. O objetivo é que lojistas e revendedoras autônomas consigam ter um alto giro dos produtos e que eles cheguem ao consumidor final com um preço acessível para um produto de alto valor agregado.

“A lingerie é um produto que oferece muitas oportunidades. Hoje crescem bastante as linhas masculina, praia e fitness, por exemplo. Geramos muitas oportunidades de negócios e o outlet é uma grande chance para quem quer começar um negócio. Temos, inclusive, empresas que produzem coleções exclusivamente para o evento”, destaca o presidente da Aciju.

Visita – A maioria dos visitantes vão para as compras em sistema de bate-e-volta, já que Juruaia está bem próxima a cidades mineiras importantes como Poços de Caldas e Guaxupé e do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto (179 quilômetros), menos da metade da distância de Belo Horizonte (430 quilômetros).

Reservar pelo menos mais um dia para conhecer as belezas naturais e culturais da região, porém, é uma boa opção. Juruaia faz parte de uma região cafeeira tradicional, que abriga fazendas centenárias, trilhas e cachoeiras que merecem ser conhecidas. Aos poucos o turismo rural tem crescido no município. “É possível passear pela zona rural e conhecer as fazendas. Algumas já recebem os turistas para o pernoite. Esse é um setor com muito potencial e que a cidade já começa a investir. Vale a pena reservar um tempo para ter um encontro com a natureza e a história do café no Sul de Minas aqui”, completa o gestor.