Projetos de acesso à água potável da Ambev beneficiarão dois mil mineiros

26 de novembro de 2019 às 0h04

img
Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

Escolas de três comunidades no interior de Minas Gerais vão receber projetos de acesso à água potável financiados por AMA. A marca, lançada em 2017 pela Cervejaria Ambev, destina 100% de seu lucro para levar água a quem não tem. As comunidades beneficiadas são Quilombola dos Cardosos, localizada no município de Virgem da Lapa, e Santo Antônio do Bolas e Centro, ambas no município de Jenipapo de Minas. Juntas, vão beneficiar 1.937 pessoas entre alunos, profissionais das escolas e familiares. No total, foram investidos cerca de R$ 120 mil, para instalação de cisternas de armazenamento de água, sistemas de reúso de água e implementação de hortas e pomares nas escolas.

“Esses são os primeiros projetos que inauguramos em Minas Gerais e ficamos muito felizes de poder ajudar as escolas locais. Pouca gente sabe que no Norte de Minas existe o clima semiárido, conhecido pelo baixo índice de chuvas e pelas secas, que podem até afetar o calendário de aulas. Com as iniciativas de acesso à água, conseguimos garantir que o ano letivo não será interrompido”, explica a gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev, Carolina de Goes. “Cada projeto de AMA que inauguramos é um marco muito importante na nossa história. As iniciativas possuem perfis diversos e esse nas escolas é apenas uma das formas que escolhemos trabalhar. Esperamos, mais para frente, expandir nossa presença em Minas, ajudando cada vez mais pessoas.”

A implementação de sistemas de reúso de água nas escolas reaproveita o recurso utilizado nas cozinhas, banheiros ou na limpeza, por exemplo. Depois de ser tratada, a água é então utilizada para irrigar hortas e pomares, cujos frutos incrementam a merenda dos alunos. Além do apoio da Fundación Avina, parceira de AMA em todos os projetos, esta iniciativa em Minas contou com a execução do Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional (SPM-Nacional).

“Os projetos que implementamos nas escolas têm o nome de Águas do Saber. Isso porque seu principal objetivo é trabalhar a relação entre disponibilidade hídrica e gestão de água. Nós formamos as comunidades para que todos os seus atores – alunos, professores, familiares, vizinhos – sintam-se integrados aos projetos, entendam os benefícios e adotem práticas para o bom uso da água”, explica o coordenador do SPM-Nacional, Roberto Saraiva. “Outros dois elementos muito importantes que nós trabalhamos são a segurança nutricional e alimentar, graças às hortas cultivadas, e o impacto positivo que o projeto causa na comunidade como um todo, não apenas nas escolas.”

“É sempre maravilhoso e emocionante participar da entrega dos projetos nas comunidades, principalmente quando vemos o envolvimento de todos os atores locais. Seja nas escolas, no poder público e as comunidades como um todo, as pessoas se engajam e se comprometem com a proposta do projeto. Isso nos dá a certeza de que o investimento feito terá sustentabilidade”, comenta a consultora da Fundación Avina, Lucenir Gomes.

Além dos projetos em Quilombola dos Cardosos, Santo Antônio do Bolas e Centro de Jenipapo de Minas, AMA já tem projetos em 31 municípios, espalhados em todos os estados do semiárido brasileiro. A marca lucrou mais de R$ 3,5 milhões desde seu lançamento. O valor será integralmente revertido para iniciativas de acesso à água potável, beneficiando mais de 29 mil pessoas – número que deve chegar a 43 mil até o final do ano, ampliando para 50 as comunidades atendidas por AMA. Recentemente, a marca também anunciou que vai lançar a primeira água em lata do País. O produto deve chegar às prateleiras ainda em dezembro deste ano e vai ser uma opção mais sustentável aos consumidores que quiserem ajudar a levar água potável para quem não tem.

Black Friday – Nesta Black Friday, a Cervejaria Ambev vai dobrar o preço da sua água mineral AMA. Na direção contrária do que acontece nesta época, não haverá descontos ou ofertas imperdíveis de produtos. Mas, tudo isso por uma boa causa: levar água para quem não tem. “A Black Friday é uma data muito associada a preços baixos e ofertas imperdíveis. Por isso mesmo achamos que é a ocasião perfeita para chamar a atenção dos consumidores para uma causa e não apenas para um produto, repensando um pouco as decisões de compra. Nosso objetivo principal é engajar as pessoas com o propósito”, explica o diretor de marketing institucional da Cervejaria Ambev, Alexandre Costa.

A marca estará disponível para todo o Brasil, na sexta-feira (29), no e-commerce www.emporio.com/ama, pelo preço dobrado de R$ 3. Recentemente, AMA anunciou que vai investir mais R$ 720 mil em projetos de acesso à água até o final de 2019, beneficiando mais 14,2 mil pessoas. Quem comprar AMA nesta Black Friday vai fazer parte desta história que já ajudou a levar água para mais de 43 mil pessoas em 50 comunidades espalhadas pelo Brasil. (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail