Em parceria com a CDL/Brumadinho, serão oferecidas, a partir de novembro, capacitações quinzenais gratuitas | Crédito: Márcio Sales

Para incentivar o engajamento da comunidade em Brumadinho e fomentar o empreendedorismo na região, o Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, criou a Segunda Empreendedora.

Os encontros, que começam em novembro e se estendem até o próximo ano, acontecem quinzenalmente, sempre nas segundas-feiras, com oferta de capacitações gratuitas.

As primeiras atividades do projeto já estão marcadas para os dias 25 de novembro e 9 de dezembro na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec/UAB).

A programação deste ano foi pensada com base em duas importantes datas para o comércio: a Black Friday e o Natal. Para ajudar o lojista a potencializar as vendas, no dia 25 de novembro os empreendedores locais aprenderão sobre a importância do atendimento, com a palestra Qualidade no Relacionamento com o Cliente.

Já no dia 9 de dezembro, será realizada a ação com tema Visual Merchandising: saiba como transformar o seu estabelecimento em uma poderosa ferramenta de vendas para o Natal, que vai mostrar, de forma prática, maneiras de tornar a loja mais atrativa para os consumidores.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site do Sebrae Minas, acessando a aba Cursos e Eventos.

Além das capacitações, serão oferecidas consultorias especializadas em marketing e finanças na sede da CDL de Brumadinho.

Cada horário será voltado para atender um empreendimento por encontro, incluindo sócios e funcionários daquele mesmo estabelecimento. O objetivo dessa ação é reforçar os conteúdos abordados na capacitação, com foco nas necessidades específicas de cada empresa, conforme explica a analista do Sebrae Minas, Fernanda do Carmo.

“A Segunda Empreendedora visa trazer um cronograma de atividades mais robustas para a cidade, com a inclusão de diversos temas. As consultorias individuais são uma forma do Sebrae Minas auxiliar o empreendedor a colocar em prática aquilo que ele aprendeu em sala de aula, sanando as dúvidas que porventura possam ter surgido após as participações nos eventos,” afirma.