O baixo desempenho da população brasileira no domínio da língua inglesa tem aberto grandes oportunidades para as escolas de idiomas. Uma das dificuldades constantemente apontada pelos estudantes é a distância e preço das mensalidades das escolas especializadas.
Pesquisa da EF (Education First), empresa de educação internacional, mostrou que o Brasil caiu da 41ª posição, em 2017, para a 53ª, no ano passado. Foi avaliado o nível de conhecimento nessa língua estrangeira de 1,3 milhão de adultos de 88 países, onde esse não é o idioma materno.
PUBLICIDADE
E é justamente nesse espaço que a franquia Top English está crescendo ao oferecer aulas “delivery”, ou seja, o professor vai onde o aluno estiver. Ao todo, já são 40 unidades espalhadas pelo País – sendo duas em Belo Horizonte – e outras duas no exterior: Japão e Estados Unidos. O foco da expansão agora, segundo o fundador da Top English, Dilson Kossoski, é o interior de Minas Gerais, com destaque para a região do Triângulo.
“Minas Gerais é um grande mercado e nossa presença ainda é tímida no Estado. Agora vamos intensificar a prospecção de oportunidades. Já temos as regiões mapeadas e o Triângulo é nosso foco, especialmente Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba e outras três unidades em cidades da região. Além delas já temos mapeados também Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Ipatinga (Vale do Aço), Ouro Preto (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste) e a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, explica Kossoski.
O investimento médio para a abertura de uma unidade é de R$ 35 mil. O candidato a franqueado não precisa ser professor e nem fluente em inglês. O trabalho é realizado em home office e o franqueado é responsável por selecionar uma equipe de professores e captar novos alunos.
Um professor da equipe deve ser destacado como coordenador pedagógico e é ele que vai receber o treinamento na sede da Top English e replicar a metodologia para os demais docentes.
PUBLICIDADE
“Nós vamos onde o aluno estiver, seja em casa, no trabalho ou em um café, por exemplo. Ele também pode optar pela aula on-line ao vivo, com o mesmo professor. Esse é um ponto importante. Para que o aluno tenha o melhor resultado é importante que ele crie intimidade com o professor, por isso é sempre o mesmo”, destaca o empresário.