Luto

Morre ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho

Alberto Pinto Coelho esteve à frente do poder Executivo de Minas Gerais entre abril e dezembro de 2014

20 de novembro de 2023

img
Crédito: Omar Freire / Imprensa - MG

O ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, morreu na manhã desta segunda-feira (20) aos 78 anos. Ele estava internado no hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde fazia tratamento contra uma leucemia.

O velório do ex-presidente será no Palácio da Liberdade, a partir das 16 horas, aberto ao público. O sepultamento está marcado para esta terça-feira (21), às 9 horas, no cemitério Parque da Colina. Alberto deixa quatro filhos, entre eles, o 3º-vice presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Betinho Pinto Coelho (PV), além de Alexandre, Daniel e Paula.

Eleito vice-governador em 2010, Alberto Pinto Coelho esteve à frente do poder Executivo de Minas Gerais entre abril e dezembro de 2014, ocupando o cargo, após a renúncia de Antonio Anastasia, que deixou o posto de governador do estado para se candidatar ao Senado.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), decretou, por meio da Portaria 44, de 2023, luto institucional de três dias em sinal de pesar pelo falecimento de Alberto Pinto Coelho.

Eleito pela primeira vez deputado estadual em 1994, Alberto Pinto Coelho foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos. Foi presidente da ALMG em 2007 e reeleito em 2009, além de presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia. Alberto Pinto Coelho foi ainda líder da bancada do PPB (hoje PP), líder do governo Itamar Franco e também do governo Aécio Neves. Entre outros projetos, foi autor do projeto de lei que criou o Pró-Confins e do PL que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Minas decreta luto oficial pela morte de Alberto Pinto Coelho

O governador Romeu Zema (Novo) lamentou profundamente a morte do ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho. O governador decretou luto oficial de três dias.

“É uma grande perda para a política de Minas. Alberto foi um dos políticos mais versáteis do estado. Muito gentil, mantinha habilidade incomum para atingir o consenso, sempre disposto a ouvir o próximo, um traço essencial para quem chefiou o Legislativo e o Executivo. Minas perde com sua ausência, mas sempre terá o legado de um homem que dedicou a vida aos mineiros”, disse o governador.

Confira trecho da nota do governo do Estado:

“Um dos políticos mais expressivos do estado, dotado de hábil característica conciliatória reconhecida amplamente entre seus pares, Alberto Pinto Coelho deixa quatro filhos, netos e a esposa, Célia Pinto Coelho.

Ao longo de 25 anos de política, exerceu quatro mandatos como deputado estadual. Chegou à presidência da Assembleia Legislativa em 2007 e foi reeleito para o cargo em 2009, tendo assumido também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativa do País.

[…]

Entre as suas principais realizações no Legislativo mineiro estão a criação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio Exterior do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Pró-Confins)”.

*Atualizada em 20/11/23 às 15:50h

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail