Carnaval de BH tem atrações para todos os gostos e públicos

Veja a agenda cultural e as novidades destacadas por Variedades

9 de fevereiro de 2024 às 5h08

img
Crédito: Octavio Cardozzo

O Carnaval de Belo Horizonte já é referência entre os maiores do Brasil e entre as novidades de 2024 está o Trio Tropical, que une duas bandas de sucesso que surgiram na cidade: Graveola (foto) e Lamparina. No domingo (11), às 8h, o bloco traz à avenida Assis Chateaubriand, na esquina com a rua Sapucaí, no bairro Floresta, a força da música autoral da Capital, com convidados especiais, como Letícia Fialho, Sérgio Pererê, Nath Rodrigues, Maíra Baldaia e Laura Catarina.

Graveola e Lamparina sobem juntos em um trio elétrico, pela primeira vez, com o objetivo de levar o trabalho tão aclamado pelo público à grande folia da cidade e, ao mesmo tempo, reforçar a presença de trabalhos autorais no Carnaval. Os dois grupos são reconhecidos por ressaltar a diversidade sonora típica da cultura brasileira.

Na folia, não será diferente: as bandas trazem grandes sucessos, que misturam gêneros tradicionais do país e atravessam a vida dos belo-horizontinos. No trio, prometem cantar importantes canções da carreira, sem deixar de lado a potência dos ritmos do axé no Carnaval.

“Abra suas Asas”

Com cortejo no próximo domingo, às 10h, na avenida Brasil, 1.245, Funcionários, o bloco Beiço do Wando espera reunir cerca de 100 mil foliões. Pela primeira vez na história, o bloco Beiço do Wando terá um tema que será responsável por guiar o cortejo deste Carnaval. Com o enredo “Abra suas Asas”, inspirado na novela “Dancin Days” e no refrão da canção libertária imortalizada pelo grupo “As Frenéticas”, a proposta é fazer com o público não tenha pudor de soltar as suas feras e cair na gandaia.

De acordo com um dos fundadores do bloco, o músico Ícaro Eugênio, a ideia para o tema deste ano surgiu a partir dos ideais de liberdade difundidos sobretudo nas décadas e 70 e 80.

“Ao propor este tema, a nossa ideia é estimular ainda mais a diversidade, garantindo que as pessoas possam curtir o Carnaval com a máxima liberdade, livres de qualquer tipo de preconceito. Tudo que envolve o nosso cortejo foi planejado de acordo com a temática, incluindo repertório, figurinos, decoração do trio e os adereços dos integrantes”, destaca Eugênio.

Flash mob carnavalesco

A Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA) receberá os turistas que chegam a Belo Horizonte hoje para o Carnaval com um flash mob especialmente preparado para a folia. As apresentações fazem parte da abertura do Carnaval da Liberdade e acontecerão no saguão da Rodoviária de Belo Horizonte, às 11h, e na área de embarque do Aeroporto Internacional de Confins, às 16h.

Todos os 17 bailarinos da CDPA participarão das intervenções, ao som do samba-enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo, sempre regada de memórias”, criado em 2021 pela Escola de Samba Canto da Alvorada em homenagem aos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Festival Tim Tim

Os foliões infantis de Belo Horizonte tem programação intensa no Carnaval do Parque do Palácio, com bloquinhos, oficinas, playground com monitores, o que garante aos adultos dias de descanso com ótima gastronomia e bons drinks aos pés da Serra do Curral.

O Festival Tim Tim faz sua estreia no espaço trazendo ainda mais opções para os adultos e também para os pequenos, em um evento que integra a cultura à natureza e à sustentabilidade.

Sua estreia acontece no Carnaval do Parque do Palácio, e promete ser um ponto de encontro dos foliões que buscam se divertir com maior conforto e integração à natureza. A programação começará amanhã, às 9h.

Bloco Jângalove na rua Outono

O Bloco Jângalove prepara-se para comemorar uma década de folia. O evento, que se tornou um marco na celebração carnavalesca de Belo Horizonte, promete uma edição inesquecível no próximo domingo (11), com ponto de encontro na rua Outono, 523, no bairro Cruzeiro, em frente ao Jângal, a partir do meio-dia.

Atento ao conforto e à segurança dos foliões, o Jângalove oferecerá uma estrutura diferenciada, incluindo banheiros químicos privados e seguranças dedicados a manter a ordem e o bem-estar de todos os presentes. A preocupação com a limpeza do local também é uma prioridade, assegurando que a festa seja não apenas divertida, mas também responsável.

Além da boa música, o evento contará com uma seleção de barracas servindo chope gelado e drinks variados, garantindo que a hidratação e a alegria permaneçam em alta durante todo o evento. Para quem busca saborear algo especial, food trucks estarão presentes, oferecendo uma variedade de comidas que prometem satisfazer todos os gostos.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail