Belo Horizonte é premiada por projeto de sustentabilidade no Carnaval em fórum internacional
Belo Horizonte foi premiada na categoria Sustentabilidade Ambiental durante o 3º Prêmio Ibero-americano de Destinos Turísticos Inteligentes, realizado no Museu do Amanhã. O reconhecimento foi dado durante a programação do Fórum Internacional de Destinos Inteligentes e foi concedido ao projeto “Sustentabilidade Ambiental no Carnaval de Belo Horizonte 2026”.
A iniciativa reúne ações voltadas à redução de impactos ambientais durante o Carnaval, incluindo a neutralização da pegada de carbono e a gestão de resíduos sólidos por meio do programa “ReciclaBelô”. Durante a festa, a operação mobilizou cerca de 500 catadores e resultou na coleta de 51,7 toneladas de materiais recicláveis.
O projeto também incluiu a oferta de infraestrutura e apoio financeiro a cooperativas e associações de catadores que atuaram no Carnaval da capital mineira.
Além da premiação, a Capital recebeu certificado de reconhecimento pelo compromisso com o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes, concedido pela Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes. O documento está relacionado à adoção de práticas alinhadas a padrões internacionais de gestão turística.
O presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, afirma que o reconhecimento está associado ao planejamento das ações voltadas ao evento: “Este prêmio é o reflexo de um compromisso inegociável de Belo Horizonte com o futuro. Ser reconhecido na categoria de Sustentabilidade Ambiental em um evento da magnitude do nosso Carnaval prova que é possível aliar cultura, desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente. Essa chancela de Destino Turístico Inteligente fortalece a imagem da nossa Capital no cenário internacional, atraindo olhares de investidores e turistas que buscam destinos responsáveis e inovadores”, comenta.
Inclusão social
A Prefeitura de Belo Horizonte também participou da premiação na categoria Inclusão e Sustentabilidade Social com o projeto “Escola no Carnaval: Onde o Cuidado Faz a Festa”. A ação disponibilizou 150 vagas em uma escola municipal para crianças de 4 a 11 anos, filhas de ambulantes e catadores que atuaram durante o evento. Durante o período, foram oferecidos acolhimento, alimentação e atividades.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- EDITAL DE NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL - PRAZO: 30 (TRINTA) DIAS TOBIAS LUCAS DA SILVA
- ATA DA AGE EM 11/09/26 BRASIL PCH S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 26 DE AGOSTO DE 2026 EPR SUL DE MINAS S.A
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 26 DE AGOSTO DE 2026 EPR TRIANGULO S.A.
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 11 DE SETEMBRO DE 2026 EPR TRIANGULO S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINIÁRIA REALIZADA EM 26 DE AGOSTO DE 2026 EPR VIAS DO CAFE S.A
- ATA DA AGE EM 11/09/26 JATAI ENERGETICA S/A
- ATA DA AGE EM 11/09/26 PCHPAR - PCH PARTICIPACOES S.A.
- ATA DA AGE EM 11/09/26 SANTA FE ENERGETICA S/A
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 20 DE AGOSTO DE 2026 UCB INDUSTRIA DE COMPONENTES ELETRONICOS E INFORMATICA S.A.
Ouça a rádio de Minas