Vendas de passagens on-line em crescimento
São Paulo – O setor on-line de passagens de ônibus movimentou mais de R$ 916 milhões, com 9,7 milhões de passagens de ônibus vendidas em sites de passagens rodoviárias e de empresas do setor durante o ano de 2017. A participação do mercado on-line na venda de passagens de ônibus alcançou em 2018 uma penetração de 7%. Os dados são da quarta edição do estudo E-Rodoviário, desenvolvido pela ClickBus, plataforma líder de vendas online de passagens de ônibus.
De acordo com o estudo, dentre os estados que mais compram on-line São Paulo lidera, representando 29%, seguido do Rio de Janeiro (20%). A principal rota é entre as capitais dos dois estados.
O relatório também conclui que 41% das compras on-line de passagens de ônibus são feitas pelo celular. Essa porcentagem está bem acima da média de 25% das vendas em dispositivos móveis em outros setores de e-commerce segundo o Relatório Webshoppers 36ª Edição, divulgado pelo site Ebit. A cada três acessos em sites de venda de passagens de ônibus, dois são feitos via dispositivos móveis, dados que reforçam a tendência à praticidade e conforto da compra mobile. Isso mostra que o celular é um grande aliado do viajante de ônibus que compra sua passagem pela internet e que o hábito de compra do consumidor rodoviário é transformado à medida que a tecnologia e a inovação passam a fazer parte do cotidiano do brasileiro e, com isso, torna-se imprescindível que o setor como um todo se atualize para atender às necessidades de viajantes mais conectados.
A expectativa é de que em 2019 o mercado rodoviário tenha um crescimento exponencial dentro do on-line e que até 2023 passe a representar 29% das vendas: de acordo com estimativas da ClickBus, as grandes mudanças regulatórias, como a possibilidade de preços promocionais em baixa temporada, a implementação do bilhete eletrônico, que permite o embarque direto no ônibus, e os investimentos das empresas na experiência de compra e viagem dos usuários são os principais fatores que impulsionarão a migração do consumo offline para o on-line. Para ter acesso ao estudo completo, acesse: www.clickbus.com.br/glossario/e-rodoviario.
Ouça a rádio de Minas