Região Sudeste é o principal destino a lazer nacional

12 de setembro de 2019 às 0h04

img
Crédito: Charles Silva Duarte / arquivo dc

A gastronomia foi um dos serviços mais bem avaliados por estrangeiros que visitaram o Sudeste no ano passado. É o que aponta o estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil, que captou índices de aprovação de 94,4% a 97,3%. Segundo o levantamento, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Argentina, Estados Unidos e Portugal lideraram a emissão de viajantes à região.

O Sudeste abriga o principal destino nacional de viajantes a lazer, a cidade do Rio de Janeiro, sendo que o município de Armação de Búzios, no litoral norte fluminense, ocupa a quarta posição no mesmo ranking. Já a capital paulista é a líder do País na chegada de turistas a negócios, e Campinas, no interior do estado, figura no quarto lugar entre os mais buscados no Brasil para eventos, feiras e convenções.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, frisa que atrativos do Sudeste desempenham um importante papel na atração de visitantes ao País.

“Estamos falando das principais portas de entrada de turistas no Brasil, Rio e São Paulo, além de estados que reúnem belezas únicas, como Espírito Santo e Minas Gerais. E o Sudeste, muitas vezes, é o ponto de partida do viajante que decide conhecer o País”, salienta.

Hotéis, flats e pousadas são os meios de hospedagem mais utilizados por estrangeiros no Rio e São Paulo, enquanto em Minas e Espírito Santo a principal opção é por casas de parentes e amigos. A pesquisa também indica a aprovação da hospitalidade na região, com percentuais de 94,9% a 97,9%. Não por acaso, mais de 93% dos turistas manifestam intenção de retornar ao País, sendo que pelo menos 52,9% já haviam estado no Brasil.

Segundo o estudo, além das capitais fluminense e paulista, alguns dos destinos mais procurados no Sudeste são Macaé e Paraty, no Rio; Ubatuba e Campinas, em São Paulo; Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, Uberlândia e Ouro Preto, em Minas.

Dados nacionais – A pesquisa, realizada ao longo de 2018 com 39 mil turistas de outras nacionalidades, revelou que a experiência turística no Brasil superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados, e 95,4% pretendem voltar ao País. No ano passado, o Brasil registrou 6.621.376 chegadas internacionais, um crescimento de 0,5% em relação a 2017 (6.588.770).

O número de visitantes provenientes das quatro nações então beneficiadas com a adoção do visto eletrônico – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – cresceu 15,73%. Os canadenses foram os que mais aproveitaram a vantagem, com um salto de 45,3%, seguidos dos australianos (24,7%), norte-americanos (13,3%) e japoneses (5,5%). Desde 17 de junho de 2019, cidadãos desses países estão isentos da exigência do documento. (Com informações do MTur)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail