Nova Lima busca saída para fim da mineração

Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Nova Lima busca saída para fim da mineração
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Embora a economia de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tenha se diversificado nos últimos anos, o município ainda é altamente dependente do setor extrativo mineral. Visando a não apenas diversificar o setor produtivo, mas também a atrair novos investimentos e fomentar o desenvolvimento local sem deixar de lado suas vocações, a prefeitura criou a Zona Limpa de Desenvolvimento (ZLD).

De acordo com o consultor do executivo municipal, Waldir Salvador, trata-se de um trabalho de prevenção e planejamento da cidade, uma vez que as maiores receitas do município vêm de atividades finitas, como a extração mineral, cuja exaustão está prevista para ocorrer em 35 anos.

“É um projeto de longo prazo para trabalhar a diversificação econômica antes da exaustão mineral, por meio da atração de empresas que tenham vocação para produção de alto valor agregado e baixa emissão de poluentes e produção de resíduos”, resumiu.

O projeto foi embasado em estudos e impactos de médio e longo prazos para avaliar as vocações das regiões do município, proporcionar a diversificação das atividades econômicas e atrair empresas não poluentes. E, com isso, criar novas oportunidades de emprego e renda, mantendo a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida, proporcionando um crescimento sustentável.

E, embora o projeto tenha sido criado em 2017, a prefeitura adota agora medidas que irão viabilizá-lo, como dois conselhos municipais de desenvolvimento (um para desenvolvimento e outro para desenvolvimento voltado para a inovação e tecnologia); a Lei do Bem, na qual o governo federal flexibiliza o ISS para negócios de biotecnologia; o Fundo de Desenvolvimento Econômico; e o Núcleo de Projetos Prioritários.

“Estes últimos vão ajudar empresários que desejarem se instalar em Nova Lima a terem uma tramitação diferenciada na aprovação dos projetos. Eles serão avaliados por meio de preenchimento de questionário que aponta, por exemplo, o nível e o tipo de emprego e a localização”, explicou o consultor da prefeitura.

Polos de atuação – Na prática, a ZLD divide o município em diferentes polos de atuação, como inovação e negócios digitais, economia criativa, biomedicina, biotecnologia e atividades mistas. Esta divisão levou em conta particularidades econômicas e topográficas de cada região do município, de maneira que as estratégias de atração de investimentos e desenvolvimento sejam feitas respeitando as características de cada área, no sentido de aproveitar e potencializar a vocação das empresas e da população local.

O Polo de Economia Criativa (sede e região central de Honório Bicalho e Rio de Peixe), por exemplo, visa a atrair novas empresas e negócios ligados à cultura, ao turismo e aos esportes, além de iniciativas capazes de transformar o talento criativo do empreendedor em um negócio rentável, com destaque para áreas como gastronomia, moda, design e produção de cervejas artesanais.

Já o Distrito de Inovação e Negócios Digitais (Vila da Serra) apresenta atividades ligadas a serviços da Tecnologia da Informação (TI), atenção à saúde humana, consultorias empresariais e atividades ligadas à inovação. São empresas que desenvolvem produtos e serviços com alto valor agregado e possuem alto potencial de inovação.

O Polo de Biomedicina (Vale do Sol) receberá novas empresas que atuam com serviços de atenção à saúde humana, como hospitais, clínicas, laboratórios e demais empresas da cadeia produtiva.

O Polo de Biotecnologia e Saúde (Lagoa dos Ingleses) tem como proposta, além da atração de empresas do segmento, acelerar o crescimento de startups já existentes no município e de outras que se interessarem em se instalar na região, por meio de um Centro de Incubação e Aceleração de Empresas de Biotecnologia e Saúde.

Essa região já abriga a Biomm, empresa de produção de insulina; a Suplimed, que atua na fabricação de equipamentos oftalmológicos; a Visontech, importante na produção de implantes oftalmológicos; e a Cmos Drake, pioneira na produção de desfibrilador. Também são destaques na região a sede da Associação Nacional de Biotecnologia (Anbiotec), BiotechTown, Biocor, Fundação Dom Cabral, Banco Alfa, Hotel Mercure e Alphaville Centro Comercial.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas