Setor de veículos usados e seminovos em Minas Gerais cresce mais de 20%

O mercado de veículos usados e seminovos em Minas Gerais cresceu 20,6% em fevereiro de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022, com um total de 125.900 unidades comercializadas. De acordo com os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), esse aumento no comparativo foi 2,4 pontos percentuais acima da média nacional (18,2%).
Enquanto no acumulado dos dois primeiros meses de 2023 foi registrado um crescimento de 28,1% frente ao mesmo período do ano anterior, com 263.183 carros negociados no Estado.
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Júnior, conta que um dos fatores que ajudaram a impulsionar as vendas de veículos seminovos em Minas Gerais foi o aumento no preço do carro zero quilômetro, que acabou se distanciando do poder de compra dos consumidores.
Ele também apontou para a leve queda da taxa de juros e o fato do aumento do custo- benefício dos veículos usados, que já supera o dos novos modelos, como outros fatores que impulsionaram as vendas neste início de ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Glenio Júnior revela que o segmento já esperava por um aumento nas vendas, já que o preço médio praticado no mercado vem apresentando certa estabilidade, com uma leve queda desde a metade do ano passado, enquanto os valores dos modelos mais novos vêm apresentando uma elevação permanente. Mesmo assim, o presidente da entidade contou que o resultado de fevereiro conseguiu superar as expectativas para o mês.
Ele também declarou que espera que as vendas de carros usados continuem apresentando resultados positivos em Minas durante todo o ano de 2023 no comparativo com o ano anterior.
Entre os modelos de carros usados mais vendidos em Minas Gerais, o primeiro da lista é o Gol, da Volkswagen, com 8.501 unidades vendidas em fevereiro. Logo em seguida, aparecem dois modelos da Fiat: o Uno, com 5.916, e o Palio, com 5.728 carros vendidos.
Seminovos em BH
As vendas de usados e seminovos em Belo Horizonte subiram 25,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 32.759 automóveis comercializados em fevereiro de 2023. O acumulado na Capital chegou a 71.587 carros usados vendidos, representando uma alta de 34,1% no comparativo com os dois primeiros meses do ano passado.
Dentre os modelos negociados na capital mineira, os destaques foram: o Palio, liderando com 1.595 unidades vendidas; o segundo foi o Gol, com 1.519, e em terceiro aparece o Uno, com 1.289 veículos.
O presidente da Assovemg reforça que adquirir um seminovo tem se mostrado um excelente negócio e reitera que o custo-benefício é melhor que os modelos zero quilômetro. “Os números confirmam que a opção por essa compra ultrapassa as dificuldades impostas pela falta de insumos e em decorrência da pandemia”, declara.
Ouça a rádio de Minas