Nova Lima quer agilizar a licença da Bravo Motors

Juntos, o município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e o governo do Estado, estão desenhando o modelo de licenciamento que será adotado para a implantação do parque industrial de carros elétricos pela Bravo Motors Company – fabricante de veículos e baterias elétricos, sediada nos Estados Unidos. Com investimentos estimados em R$ 25 bilhões, em dez anos, a chamada Colossus Cluster vai incluir a produção de veículos, baterias e demais componentes para mobilidade elétrica.
Enquanto o poder público discute o modelo a ser adotado para o licenciamento, a empresa mantém os esforços para a atração dos investimentos. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), garantiu que caso as análises ambientais fiquem a cargo do município, o Executivo empenhará todos os esforços para que ocorra “da maneira mais rápida possível, respeitando, naturalmente, todas as legislações ambientais urbanísticas”.
É que o projeto já está atrasado. O início da construção do empreendimento estava previsto para o segundo semestre de 2021, enquanto as operações deveriam começar em 2023. Agora, a produção piloto está estimada para 2024.
“O projeto tem avançado em dois braços: do licenciamento, que está sendo discutido por nossas Secretarias de Política Urbana e Meio Ambiente junto com as Secretarias do Estado, inclusive, por ser algo novo e de grande complexidade. E o outro que diz respeito ao trabalho da Bravo na atração dos investimentos. Já existem parceiros que vão aportar recursos no projeto e torná-lo viável. São grandes as expectativas”, afirmou.
Parcerias para produção de carros elétricos e sistemas de eletrificação
Nesse sentido, a mais recente parceria anunciada foi com a ABB, líder em tecnologias de eletrificação e automação. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologia de ponta no País para fabricantes de baterias e veículos elétricos, bem como de carregadores para descarbonização em cidades inteligentes.
Para o CEO da Bravo, Eduardo Javier Muñoz, a aliança vai permitir à ABB fazer parte do primeiro projeto Gigafactory da América Latina baseado em digitalização, que engloba otimização da produção, gestão integrada e sustentabilidade. Além disso, a liderança da ABB em tecnologias digitais para a indústria será uma das contribuições que permitirão uma solução de ponta no projeto Colossus Cluster. “Essa associação possibilita a promoção da inovação, práticas de sustentabilidade e iniciativas ESG no Brasil”, comentou.
A ABB, por meio da ABB E-mobility, é líder global em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (VEs) e está presente em mais de 85 mercados.
“A parceria com a Bravo Motor Company no projeto Colossus Cluster reforça o compromisso da ABB com o Brasil. Como líderes em infraestrutura para veículos elétricos, estamos acompanhando a evolução da eletromobilidade no País, que possui um mercado em pleno crescimento. A chegada de mais opções de marcas e modelos de veículos elétricos estão ajudando a impulsionar o setor. Além disso, muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”, afirmou o diretor de produtos e soluções da divisão Elem da ABB, Wilson Morais.
Já em junho do ano passado, a parceria anunciada foi com a Rockwell Automation. A iniciativa contemplará o apoio tecnológico por parte da companhia para acelerar o projeto da Bravo, fornecendo soluções tecnológicas para a transformação da indústria em uma fábrica inteligente, tendo como premissa o conceito de economia circular.
A Rockwell Automation também fornecerá soluções digitais para a maximização dos resultados e “Time To Market” acelerado, com tecnologias de simulação, otimização e realidade aumentada, integradas com engenharia e fábrica.
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