Agronegócio

Minas Gerais conquista Super Ouro e lidera premiação da ExpoQueijo Brasil

Prêmio máximo do evento internacional realizado em Araxá foi dado ao Maranata Ouro, que é produzido em Virgínia, no Sul do Estado; é a 2ª vez consecutiva que um produto mineiro leva maior título
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Minas Gerais conquista Super Ouro e lidera premiação da ExpoQueijo Brasil
Produtor mineiro Henrique Lamim com troféu Super Ouro | Foto: Divulgação ExpoQueijo

Referência na produção de queijos artesanais, Minas Gerais foi destaque durante a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O Queijo Maranata Ouro, produzido pelo Rancho Maranata, em Virgínia, no Sul de Minas Gerais, conquistou o troféu Super Ouro, a maior premiação do evento. Esta foi a segunda vez consecutiva que um queijo mineiro conquistou o prêmio máximo da competição. Antes, Itália e Argentina já tinham alcançado o feito de duas conquistas cada. O evento, que reuniu cerca de 1,1 mil queijos do Brasil e de outros 18 países no Concurso Internacional, reforça a excelência da produção mineira.

Além do Super Ouro, entre troféus de ouro, prata e bronze, Minas Gerais foi o destaque. Das 47 categorias, os queijos produzidos no Estado conquistaram 23 ouros, 21 pratas e 21 bronzes.

O queijo vencedor do troféu Super Ouro disputou a categoria Queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação. Superou concorrentes tradicionais, entre eles alguns dos mais consagrados produtores italianos de queijos de longa maturação. Conforme o produtor do Queijo Maranata Ouro, Henrique Lamim, a conquista é resultado da dedicação e dos cuidados adotados ao longo de todo o processo produtivo dos queijos.

“O troféu Super Ouro é um título que todos têm como sonho, quase impossível de alcançar. Ganhar de queijos italianos, que são nossa referência, é surreal. Trabalhamos em constante procura e em ações voltadas para a melhora da qualidade do leite, o principal ingrediente, ainda mais para o queijo artesanal de longa maturação. A valorização e a demanda com a conquista são maiores do que posso administrar”, explicou.

Lamim explica que a produção no Rancho Maranata gira em torno de 500 litros de leite diários, totalizando cerca de 1,5 mil quilos ao mês. Com a matéria-prima, são produzidos os queijos Mantiqueira de Minas em quatro maturações (30, 60, 120 e 270 dias) sendo este último o que se consagrou como o supercampeão. Também são produzidos o suíço da Mantiqueira e o doce de leite.

Cerca de 95% dos queijos são comercializados junto a empórios especializados em queijo artesanal brasileiro. Conforme Lamim, apesar do pouco espaço para aumentar a produção, ainda é possível crescer cerca de 20%.

A conquista do Super Ouro de 2026 veio para consagrar uma trajetória de aperfeiçoamento iniciada desde as primeiras participações do Rancho Maranata na ExpoQueijo Brasil. Lamim participa do concurso desde 2022 e construiu uma sequência de evolução até chegar ao principal título da competição.

Queijo Maranata Ouro
Queijo Maranata Ouro disputou na categoria Queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada acima de 180 dias de maturação | Foto: Reprodução Site Rancho Maranata

Em 2023 conquistou a medalha de bronze; em 2024 recebeu a prata; em 2025 alcançou 96 pontos, mas terminou fora da classificação final. Além do Super Ouro em 2026, o Rancho também conquistou a prata na categoria queijo de leite cru de casca tratada (exemplo: carvão vegetal; resinas; morge: corantes, entre outros) acima de 91 dias de maturação.

Segundo a organizadora da ExpoQueijo Brasil, Maricell Hussein, mais do que um troféu, o Super Ouro funciona como um selo internacional de excelência. Os queijos vencedores passam a integrar permanentemente a galeria histórica da ExpoQueijo Brasil e deixam de disputar as edições seguintes, preservando a exclusividade da conquista.

“O Super Ouro representa o mais alto reconhecimento da ExpoQueijo Brasil. Quando um queijo conquista o título, ele passa a fazer parte da história do concurso e entra definitivamente para o hall dos grandes campeões. O produtor pode continuar participando com outros produtos, maturações ou criações inéditas, mas aquele queijo vencedor deixa de competir. Isso valoriza a autenticidade da conquista e estimula a inovação constante dentro do universo queijeiro”, explicou.

Queijos de Minas Gerais lideram concurso

Reunindo representantes de 19 países e cerca de 1,1 mil queijos que somaram mais de 8 toneladas, a ExpoQueijo Brasil 2026 – Araxá International Cheese Awards premiou 47 categorias e concedeu troféus de ouro, prata e bronze em cada uma delas. Entre todos os premiados, apenas um queijo recebeu o principal reconhecimento da competição, que é o troféu Super Ouro, destinado ao produto com a maior pontuação geral do concurso.

Entre troféus de ouro, prata e bronze, Minas Gerais foi o destaque. Das 47 categorias, os queijos produzidos no Estado conquistaram 23 ouros, 21 pratas e 21 bronzes.

Além do concurso internacional, a ExpoQueijo promoveu dezenas de atividades voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do queijo artesanal. O Fórum Internacional reuniu especialistas para discutir temas como exportação, legislação, sustentabilidade, pesquisa, inovação e cooperativismo. Oficinas técnicas abordaram boas práticas de fabricação, maturação e valorização do Queijo Minas Artesanal, enquanto a Cozinha Show aproximou chefs, produtores e consumidores por meio de demonstrações gastronômicas.

A feira de negócios reuniu produtores artesanais, empresas, cooperativas e instituições, ampliando oportunidades comerciais e fortalecendo conexões entre diferentes elos da cadeia produtiva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas