Abertura de pequenos negócios em Minas recua 24%

14 de abril de 2021 às 0h22

img
O Sebrae deve sugerir modificações na reforma tributária | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Diante de todas as medidas de restrição relacionadas ao agravamento da pandemia da Covid-19, a abertura de pequenos negócios em Minas Gerais recuou 24% em março na comparação com igual período de 2020.

Ao todo, no mês passado, foram abertos 23.997 empreendimentos, o que representa queda de 8% na comparação com fevereiro e de 40% em relação a janeiro. Os dados foram divulgados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).

Analista da Unidade de Inteligência Empresarial da entidade, Bárbara Castro destaca que são vários os fatores que levaram à queda da abertura de pequenos negócios no Estado, impulsionados pela pandemia da Covid-19.

“Nós assistimos nos últimos meses a uma nova escalada dos casos de Covid-19. Tudo isso provocou o cenário que estamos vivendo atualmente, de novas restrições até no Estado de maneira geral, e restrições mais intensas. Dessa forma, há impactos na economia e no ambiente empresarial”, ressalta ela.

Muitas empresas, salienta Bárbara Castro, estão impedidas de funcionar normalmente e enfrentam desafios para arcar com os custos. “A própria situação econômica do País não está tão favorável aos negócios”, diz. “Há, além de uma crise sanitária, uma crise econômica conjugada com uma crise política, aumento do desemprego e famílias com receio de consumir”, pondera.

Uma melhora nesse cenário, segundo a analista do Sebrae Minas, deverá ser vista com o avanço da vacinação no País e, consequentemente, com a retomada da economia.

“Tudo gira em torno, principalmente, do avanço das campanhas de imunização. Quando essa campanha atingir uma parcela significativa da população e tivermos uma resposta imunológica consistente, isso vai permitir um processo de retomada da economia e a reabertura das atividades e dos negócios”, destaca.

Além disso, lembra ela, a vacinação da população também é fundamental para melhorar o otimismo tanto das famílias, que precisam consumir, quanto dos empresários.

Fechamento

Se, por um lado, a abertura de pequenos negócios apresentou queda, por outro, também foi registrado um movimento de retração em relação ao número de fechamentos.

De acordo com os dados que foram divulgados pelo Sebrae Minas, 31.080 empreendimentos foram encerrados no primeiro trimestre no Estado. O número representa queda de 13% na comparação com igual período do ano passado.

Os dados ainda revelam que a maior parte (98%) dos negócios que foram fechados em Minas Gerais é composta por microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs).

Diante desse cenário, Bárbara Castro destaca que é importante lembrar que a pandemia da Covid-19 se intensificou somente em meados de março de 2020 no País, enquanto esteve presente em todo o trimestre deste ano. Ela lembra que muitas pessoas tiveram uma forte redução na renda e precisaram continuar empreendendo.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail