Aperam lança aço inoxidável de alta resistência na Exposibram 2019

6 de setembro de 2019 às 0h16

img
Inovação desenvolvida no Brasil será apresentada pela Aperam South America na Exposibram, entre 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte | Crédito: Divulgação

Para reduzir o desgaste por abrasão em peças e equipamentos usados pelo setor de mineração, a Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, desenvolveu o ENDUR, um aço inox de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com vida útil até sete vezes maior do que as gerações anteriores do inox, conforme a aplicação.

A novidade que foi desenvolvida e produzida dentro da empresa brasileira e chega ao mercado ampliando a competitividade e a eficiência das aplicações do aço inoxidáves, além de suas aplicações, serão apresentados na Exposibram, de 9 a 12 de setembro, em Belo Horizonte.

Segundo o analista consultor da Aperam, Julio Di Cunto, na mineração o ENDUR pode ser utilizado em vagões de trem, equipamentos para beneficiamento e transporte, sistema de escoamento de lavagem de minério de ferro, peneiras e outros.

“Essa tecnologia agrega vantagens competitivas aos equipamentos, como ganhos de produtividade, eficiência e segurança da matéria-prima. Suas principais características são alta resistência ao desgaste e à corrosão e alta propriedade mecânica. Por isso, ao longo dos anos, é notável a grande economia ao substituir o aço carbono pelo inoxidável”, enfatiza.

Em vagões ferroviários de transporte de minérios, por exemplo, a utilização do ENDUR permite a redução do peso bruto de cada vagão em, pelo menos, meia tonelada, permitindo um aumento da capacidade de transporte de carga na mesma quantidade, ou, até mesmo, do número de vagões, dependendo da capacidade do projeto.

“A utilização do inox também evita o acúmulo de material no fundo após a descarga, diminuindo, consequentemente, o peso morto, o que garante mais rentabilidade ao negócio. Além disso, os vagões já em uso comprovam que esse tipo de estrutura pode durar mais de 40 anos sem manutenção, sendo que os vagões produzidos com aço carbono duram, em média, até 7 anos”, destaca Di Cunto.

Aço Verde Aperam

Todo aço da Aperam é produzido com energia limpa e sustentável, medidas que garantem mais vantagens econômicas e vida útil aos produtos, além de impactar positivamente o meio ambiente. A indústria é a única no mundo que utiliza 100% de carvão vegetal como matéria-prima, um processo feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Seus produtos são classificados como “Aço Verde” por serem produzidos utilizando fonte de energia limpa, renovável e que contribui com a economia de recursos naturais. O processo de produção começa nas florestas renováveis da Aperam BioEnergia, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A produção deixa de emitir 700 mil toneladas de CO2 por ano. De lá, vem o carvão vegetal que abastece os fornos da usina localizada em Timóteo/MG. Por ser reaproveitado e fabricado de forma ambientalmente correta, o material contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail