App que gerencia vagas reduz tempo no trânsito

6 de novembro de 2018 às 0h05

img
Aplicativo Vagow é alternativa segura à pouca disponibilidade de vagas na cidade - Divulgação

Se tem uma coisa que a tecnologia trouxe ao dia a dia é a praticidade. Hoje é possível resolver dezenas de questões da comodidade de uma tela de smartphone, exemplo disso é um novo aplicativo lançado em setembro que vai facilitar ainda mais a vida dos motoristas da capital mineira: o “Vagow”. Como o próprio nome sugere, o app corresponde a uma nova maneira de encontrar vagas de estacionamento no caos do trânsito e no “tic tac” cada vez mais acelerado dos relógios.

Trazendo praticidade, segurança e conforto à rotina de quem precisa estacionar nas ruas de Belo Horizonte, o Vagow aponta as vagas de estacionamento mais próximas do destino do motorista, com a comodidade da reserva e pagamento serem feitos no cartão de crédito cadastrado no aplicativo, roteirizando ainda o usuário até o estacionamento mais próximo ao endereço final, além de alertas que avisam quando o estabelecimento está fechando ou a reserva da vaga está chegando ao fim, possibilitando que o usuário prorrogue sua permanência.

Criado pelo empresário Eduardo Lopes, o aplicativo foi desenvolvido com o intuito de otimizar o tempo dos usuários e, naturalmente, seus custos com mobilidade. “Percebemos que parte do caos no trânsito se dá à quantidade de veículos estacionados em locais de circulação, travando ainda mais o fluxo. Pensamos, então: o que faz este motorista parar na via ao invés de optar pela segurança de um estacionamento? A resposta foi o tempo”, explica. De acordo com Lopes, além da otimização do tempo do motorista que, com o uso do programa, chega a encurtar de 15 a 30 minutos sua permanência em trânsito, o app é opção segura aos estabelecimentos que ofertam vagas.

Leia também:

Belo Horizonte recebe paulistana InstaCarro

De acordo com estudo realizado ano passado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a capital mineira foi a cidade com maior relação veículo/habitante do Brasil, com, aproximadamente, 1.780.000 veículos em circulação, um número desequilibrado se consideradas as pouco mais de 120 mil vagas – entre físicas e rotativas – disponibilizadas pela BHTrans, empresa que regulamenta o trânsito na cidade. Vale adiantar que o app não onera os gastos com serviços de estacionamento para o motorista da capital que gasta, em média, R$ 10 por hora com vagas de estacionamento quando necessário.

Credenciando estacionamentos sem custo, a projeção do Vagow aos empresários conveniados é de um aumento de até 20% no fluxo em seus estabelecimentos, representando ainda uma facilidade operacional – já que as reservas e pagamentos das vagas são feitas 100% on-line, através da plataforma no celular -, com recebimento direto na conta bancária dos estacionamentos e relatórios diários que possibilitam um maior controle do faturamento.

O investimento em pesquisa, criação e desenvolvimento do Vagow, bem como toda a infraestrutura do projeto, vem sendo custeada por um grupo de investidores que estimam disponibilizar até o lançamento do projeto um grande número de estacionamentos credenciados no software, localizados inicialmente na região central de Belo Horizonte, ao longo da avenida do Contorno. O Vagow está disponível para download nas plataformas digitais – IOS e Android – e, ao todo, são 20 estabelecimentos credenciados até o momento com mais de 1.100 vagas disponíveis para utilização do usuário.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail