Atividade econômica abre 2º trimestre em queda no País

15 de junho de 2019 às 0h04

img
Crédito: REUTERS/Bruno Domingos

São Paulo – A atividade econômica do Brasil iniciou o segundo trimestre com recuo em abril, depois de terminar os três primeiros meses do ano com contração, pressionada principalmente pelas vendas varejistas e ratificando as preocupações com o crescimento.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou queda de 0,47% em abril na comparação com março, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC.

O resultado configurou a quarta queda seguida do IBC-Br na comparação mensal e ainda mostrou piora em relação à leitura de março, quando o índice caiu 0,3%, em dado revisado pelo BC de queda de 0,28% divulgada antes.

O dado de abril ainda frustrou a expectativa de avanço de 0,20% em pesquisa da Reuters.

Na comparação com abril de 2018, o IBC-Br apresentou recuo de 0,62% e, no acumulado em 12 meses, teve avanço de 0,72%.

“A economia continua a operar com alto grau de ociosidade em termos de utilização dos recursos. O avanço na direção da consolidação fiscal em níveis federal e subnacional continuam, em nossa avaliação, sendo essencial para ancorar o sentimento do mercado, sustentar a confiança do consumidor e das empresas e alavancar o que tem sido até agora uma recuperação extremamente rasa e decepcionante”, disse em nota o diretor de pesquisa econômica do Goldman Sachs, Alberto Ramos.

Segundo dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve recuo de 0,2% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2018, na primeira queda trimestral desde o fim de 2016.

Em abril, a produção industrial brasileira registrou avanço abaixo do esperado de 0,3% sobre março, pressionada pela indústria extrativa e mostrando irregularidade.

As vendas varejistas tiveram no mês o primeiro resultado negativo para abril em quatro anos ao recuarem 0,6%, mas o volume de serviços teve alta pela primeira vez no ano, de 0,3%.

Previdência – A atividade econômica brasileira vem encontrando dificuldades de engrenar diante de uma taxa de desemprego de 12,5% com nível recorde de pessoas subutilizadas e de desalentados, bem como alto grau de capacidade ociosa.

A consolidação fiscal permanece no foco das atenções, destacadamente a da Previdência, com o risco de o País sofrer nova recessão pesando sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro.

A reforma previdenciária é considerada imprescindível para melhorar o sentimento entre mercado, empresas e consumidores, e, na quinta-feira (13), o relator Samuel Moreira (PSDB-SP) apresentou parecer com impacto fiscal total em torno de R$ 1,13 trilhão. O texto, entretanto, ainda não tem uma data para ser votado pela comissão especial da Câmara dos Deputados.

As expectativas de crescimento para o Brasil continuam sofrendo seguidos cortes, e a mais recente pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central junto a uma centena de economistas, mostrou que a estimativa para a atividade neste ano agora é de crescimento de 1%, indo a 2,23% em 2020. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail