Damião diz que Avenida Parque, entre BH e Nova Lima, ainda não tem cronograma nem projeto definido
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), disse, nesta quarta-feira (8/7), que tem conversado com o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), sobre o projeto em parceria entre as duas gestões municipais para a construção da Avenida Parque, nas regiões dos bairros Belvedere (BH) e Vila da Serra (Nova Lima), a fim de melhorar o tráfego viário no vetor Sul da Região Metropolitana.
Segundo Damião, agora que o governo federal cedeu o terreno, as administrações vão decidir sobre o projeto. “Desde o ano passado eu já converso sobre o assunto com o prefeito de Nova Lima, João Marcelo, para falar dessa obra. A gente tem certeza de que, juntos, nós vamos resolver, ou pelo menos diminuir, os problemas de trânsito na região”.
O prefeito da capital mineira ressalta também que não tem projeto ou estimativa de prazo para a concretização da obra, pois “primeiro tinha que ter o terreno”.
Entenda
Recentemente, as prefeituras receberam da União o terreno da antiga linha férrea na divisa dos dois bairros por meio de termo assinado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A área cedida para as administrações municipais será destinada à construção da avenida Parque, uma via de circulação em ambos os sentidos como alternativa de deslocamento urbano na região.
O objetivo é acabar com os constantes engarrafamentos e acidentes no vetor Sul da Capital e que têm gerado um gargalo viário na região. A área cedida pela União tem 400 mil m² e 5,2 km de extensão. Além da avenida e de novas vias de acesso, o projeto contempla a revitalização da região com áreas de preservação ambiental, lazer e prática esportiva, reivindicação dos moradores dos bairros que serão impactados pela construção da nova avenida.
Ouça a rádio de Minas