Brant defende definir com lideranças o apoio às MPEs

8 de dezembro de 2018 às 0h05

img
Crédito: Davi Martins/ Federaminas

Ao participar do XXI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que a Federaminas realizou em Juiz de Fora, na Zona da Mata, de 22 a 25 de novembro, o vice-governador eleito, Paulo Brant, anunciou que o novo governo promoverá mudanças visando a fomentar o empreendedorismo em todo o Estado. Ele apontou a necessidade de política que atenda mais as microempresas, inclusive por meio da simplificação da legislação específica, e defendeu a definição de medidas de apoio ao setor em conjunto com as lideranças de todas as regiões.


Presente no primeiro dia do evento, Brant ouviu de empresários daquela região queixas quanto à falta de investimentos em infraestrutura, excesso de burocracia na máquina administrativa e elevado peso da carga tributária estadual. Ele destacou que o próximo governo realizará mudanças visando ao fomento do empreendedorismo não só naquela área, mas em todo o Estado de Minas Gerais.


Cerca de 500 empresários de 78 cidades participaram do congresso da Federaminas, que teve como tema geral “Seja sua própria inspiração” e aconteceu no centro de convenções do Trade Hotel. Na abertura do evento, o presidente da entidade, Emílio Parolini, qualificou Juiz de Fora como referência para a região, “um polo para diversos segmentos de mercado que representa muito bem o potencial empreendedor mineiro”.


A primeira palestra foi de Paulo Storani e teve como tema “Construindo uma tropa de elite”. Ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, o consultor de empresas deu dicas de como constituir uma equipe de alta performance. Apresentou fundamentos, mandamentos e regras presentes no Bope e que, conforme acentuou, podem ser reinterpretados para se adequarem ao mundo dos negócios e ao ambiente de trabalho. Sustentou que isso pode ser materializado definindo-se missão, objetivos, tarefas e metas.


Em seguida, houve apresentação do projeto “Geração Nem Nem” por Evando Neiva e Helena Neiva, do Kroton e da Fundação Pitágoras. Eles conclamaram os empresários a assumir o papel de ser a esperança e descreveram a plataforma Conecta, que aproxima a vaga de emprego ao aluno que procura oportunidade para trabalhar e continuar estudando.


Os resultados do Pró-Município foram apresentados pelo seu coordenador, Nilson Borges. Ao longo dos 15 meses de sua realização em 27 cidades mineiras, as conquistas do programa de desenvolvimento local transcendem o universo empresarial e repercutem positivamente em todos os setores dessas comunidades.


O 2º Encontro de Startups Sebrae/Federaminas, evento ocorrido em paralelo ao congresso, contou com exposição de produtos e serviços de startups, valorizando jovens e talentos promissores do empreendedorismo. A iniciativa permitiu apresentar ideias inovadoras ao lado do principal encontro da classe empresarial mineira.


Na palestra “Acredite em você, sempre!”, o empresário Robinson Shiba, fundador da rede China in Box, disse que o seu projeto surgiu durante viagem aos Estados Unidos e foi concretizado depois, em São Paulo. Trata-se da maior rede de delivery de comida chinesa na América Latina, contando com mais de 130 unidades em 22 estados, além de cinco unidades no México.


Em painel sobre a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, os representantes da organização Bertrand Dupont, Rejane Lima e Mário Costa focalizaram possibilidades de otimização das relações de comércio internacionais entre essas nações. A CPLP reúne nove países-membros e 19 observadores, envolvendo 650 milhões de habitantes distribuídos em quatro continentes, seis comunidades econômicas e três comunidades monetárias. A abrangência total é de 86 países e 2 bilhões de consumidores.


Durante o congresso, aconteceu a entrega do prêmio “Mulheres Além das Gerais” por iniciativa da Federaminas Mulher, órgão que objetiva reforçar o papel empreendedor da mulher na sociedade. As vencedoras foram indicadas pelas câmaras da mulher empreendedora de 18 municípios. Ao final, foi realizada a palestra “Seja uma marca”, do cantor sertanejo Léo Chaves.


A palestra “O que é impossível para você” foi feita por Marcos Rossi. Considerado um exemplo de potencial humano, de garra e superação de obstáculos, ele nasceu com Síndrome de Hanhart, deficiência congênita que impede o desenvolvimento dos braços e pernas no corpo.


O congresso teve, ainda, cases de sucessos de ACEs, painel tributário, parcerias da Federaminas, Programa Empreender e a palestra Associativismo 4.0. O evento foi encerrado com o Mérito Empresarial 2018, homenageando empresários do ano e personalidades.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail