Compras de aços planos têm queda de 8,6% no Brasil no mês passado

27 de outubro de 2021 às 0h29

img
No acumulado do ano, vendas ainda estão positivas (+5,2%) | Crédito: Ina Fassbender/Reuters

As compras de aços planos no Brasil registraram queda de 8,6% em setembro, frente a agosto. Com mercado abastecido e grande volatilidade, o setor distribuidor tem planejado bem os estoques para evitar prejuízos. Em setembro, as vendas do setor avançaram 6,2% se comparado com o oitavo mês e os estoques caíram 1,8%.

De acordo com o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), no acumulado do ano, as vendas ainda estão positivas, com elevação de 5,2%. Mas a previsão é encerrar o ano com resultado negativo, uma vez que o desempenho nos últimos meses de 2020 foi muito acima do tradicional devido aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19.

Conforme os dados do Inda, em setembro, as compras de aços planos pelos distribuidores caíram 8,6% frente a agosto. No nono mês do ano, as compras chegaram a um volume total de 276,6 mil toneladas contra 302,5 mil registradas em agosto. Frente a setembro do ano passado, quando as aquisições alcançaram 316,7 mil toneladas, a queda foi maior, de 12,7%.

Já no acumulado de janeiro a setembro, o resultado é positivo. Os distribuidores compraram 2,91 milhões de toneladas, alta de 16,8% frente a igual intervalo do ano anterior. 

Em setembro, frente a agosto, enquanto as compras do setor ficaram menores, as vendas avançaram. Segundo os dados do Inda, as vendas de aços planos subiram 6,2%, atingindo o montante de 291,5 mil toneladas contra 274,5 mil.

Já sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 403,1 mil toneladas, houve queda de 27,7%. Em 2020, com a crise gerada pela pandemia, as vendas do setor disparam, uma vez que as usinas não conseguiam atender a demanda e muitos compradores passaram a buscar os produtos nos distribuidores. Com a retomada dos níveis de produção, o mercado vem se ajustando.   

De janeiro a setembro, as vendas do setor estão 5,2% superiores e somam 2,73 milhões de toneladas. Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, o presidente-executivo do Inda, Carlos Jorge Loureiro, acredita que no encerramento de 2021, as vendas do setor ficarão menores que as registradas em 2020.

“O ritmo de vendas vem caindo frente a 2020. Nosso pico foi no acumulado de janeiro a maio, quando o crescimento estava em 34,9%. Desde junho, o ritmo vem desacelerando. Infelizmente, para os próximos meses a tendência é de queda. Para outubro a projeção é de uma redução de 5%. O resultado negativo ocorre em função do crescimento fora da curva registrado nos últimos meses de 2020”.

Com a compra menor e a alta nas vendas, os estoques do setor recuaram. Em número absoluto, o estoque de setembro registrou queda de 1,8% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 833,2 mil toneladas contra 848,2 mil. O giro de estoque fechou em 2,9 meses.

“Nesta fase, é de bom tom e de boa gestão tentar diminuir um pouco o estoque em função da volatilidade de preços do mercado. A perspectiva é de estabilidade e, eventualmente, de alguma queda de preços do aço, o que para nós é muito ruim. O que baliza o preço de venda não é o custo histórico, mas, sim, o custo de reposição. Por isso, é mais interessante ter estoque mais ajustado”.

As importações feitas pelo setor encerraram o mês de setembro com queda de 11,8% em relação ao mês anterior, com volume total de 167,3 mil toneladas contra 189,7 mil. Comparando com o mesmo mês do ano anterior (74,4 mil toneladas), as importações registraram alta de 124,9%.

“As importações ainda seguem altas se comparadas com ano passado, mas estão caindo na comparação com o mês anterior”, disse Loureiro.

Em relação aos impactos provocados pela redução da produção de aço na China, Loureiro explica que, no momento, a menor produção na China tem sido benéfica para o setor.

“A postura da China está ajudando os preços do aço a se manterem. Se não tivesse saído do mercado, já teríamos uma queda mais forte dos preços”, explicou. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail