BDMG e Fonplata liberam R$ 150 milhões em crédito para obras e infraestrutura em municípios mineiros
Municípios mineiros podem acessar uma linha de crédito de cerca de R$ 150 milhões para execução de projetos de infraestrutura, saneamento, obras em espaços públicos, aquisição de equipamentos e transportes. A operação é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata (Fonplata) e foi assinada na sede do banco mineiro, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (25). O Fonplata é uma instituição financeira formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
De acordo com o BDMG, o objetivo da ação é investir em iniciativas que melhorem a vida da população e gerem impacto positivo direto na ponta. Todas as 853 cidades de Minas podem participar, desde que tenham projeto para financiamento público aprovado pela câmara municipal, e não há limite de empréstimo. Em outras ações, até junho deste ano, o BDMG já fechou R$ 475 milhões em contratos de financiamento com prefeituras mineiras. Esses recursos, segundo o banco, são liberados de acordo com o andamento dos projetos pelos municípios. O banco encerrou 2025 com contratos ativos com 428 cidades.
Leia mais: BDMG e CDL/BH lançam linha de crédito de R$ 10 milhões para micro e pequenas empresas

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, celebra a importância da parceria, sobretudo por ofertar crédito aos municípios em condições “adequadas de prazo e custo”. “O banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte que só têm o BDMG como fonte de financiamento. Dessa forma, mesmo quem reside em pequenas cidades pode ser beneficiado com um projeto financiado pelo BDMG. E é isso que gera impacto no dia a dia do cidadão. A cada nova parceria ampliamos nossa capacidade de apoiar os municípios”, diz.
Para a vice-presidente de Operações e Países do Fonplata, Eliana Dam, a aliança representa o cumprimento da missão da instituição. “Esta assinatura representa muito mais do que uma operação financeira. Ela reflete a confiança mútua entre nossas instituições e nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Estamos convencidos de que esta aliança continuará gerando oportunidades, fortalecendo a capacidade de investimento dos municípios e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos de Minas Gerais”, afirma.

Histórico de parcerias
Ainda conforme o BDMG, a parceria entre a instituição financeira mineira e o Fonplata começou em 2020, com uma operação de US$ 36 milhões. Com isso, o BDMG foi o primeiro banco público brasileiro a concretizar a captação de recursos com o Fundo.
Quatro anos mais tarde, o BDMG captou US$ 34 milhões em recursos que, segundo o banco, já foram disponibilizados em financiamentos às prefeituras mineiras.
Ouça a rádio de Minas