Em Minas, 100 cidades decretam emergência

14 de setembro de 2018 às 0h01

Franca (SP) – A falta de água vai se tornando um risco cada vez mais eminente em vários municípios de Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil, cem municípios mineiros já decretaram situação de emergência neste ano, sendo 78 devido à estiagem e 22 por causa da seca. Outros já anunciaram que enfrentam dificuldades com o baixo nível de seus reservatórios.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, segunda cidade mais populosa do Estado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) emitiu alerta na quarta-feira (12), devido à queda no nível das represas que abastecem a cidade. De acordo com o órgão, se a população não continuar reduzindo o consumo, será necessário adotar o racionamento.
Os moradores, por sua vez têm colaborado para evitar ficar sem água. “Em média, Uberlândia registrou consumo de 237 litros por dia/pessoa em agosto, enquanto no mês anterior foi de 252 litros por dia/pessoa, 15 litros a menos”, esclareceu o Departamento de Água.

Alerta sobre a estiagem também foi feito no município de Formiga na quarta-feira pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) O órgão é outro a falar em “racionamento” caso o consumo não sofra redução.

Ajuda – Já em Uberaba, a vazão do Rio Uberaba, que abastece a cidade, caiu e a alternativa foi fazer a transposição do Rio Claro. Nesta semana foram colocados em funcionamento todos os três equipamentos voltados ao bombeamento de água. De acordo com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento (Codau), “o sistema passou a bombear a capacidade máxima para o Rio Uberaba, ou seja, 560 litros/segundo”. (AE)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail