Entre comerciantes de material de construção, 63,7% preveem vender mais

28 de agosto de 2018 às 0h05

img

A maioria dos empresários do varejo de material de construção tem expectativas positivas para o segundo semestre de 2018. Entre os comerciantes do segmento, 63,7% projetam expansão das vendas em relação aos primeiros seis meses do ano, segundo pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região (Sindimaco) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

O levantamento, feito na capital mineira e nas cidades de Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, São José da Lapa e Vespasiano, apontou também que 94,2% dos entrevistados confiam na melhora ou manutenção da saúde financeira do negócio. Além disso, os bons resultados esperados para o semestre devem ser transformados em postos de trabalho no segmento, uma vez que 92,7% dos empresários pretendem manter ou aumentar o quadro de funcionários no período, com projeção de gerar mais de 280 empregos.

Na avaliação do economista da Fecomércio-MG Guilherme Almeida, o otimismo se deve, principalmente, pela característica do segmento, que é sensível às condições de concessão de crédito. Sendo assim, as perspectivas são favoráveis em relação às questões macroeconômicas, em especial à previsão de a taxa Selic se manter no menor patamar histórico (6,5%) até o fim do ano, parâmetro que define o custo de crédito para as famílias.

“O setor comercializa itens que necessitam de condições de financiamento e têm correlação forte com as taxas de juros praticadas no mercado e a concessão de crédito. Nos últimos meses, temos observado um aumento no saldo de concessões de crédito, principalmente para pessoa física, e isso alimenta a expectativa ainda mais positiva do empresário”, explicou Almeida.

O economista da federação ressalta ainda que as expectativas positivas para as vendas de material de construção seguem uma tendência característica do segundo semestre para o varejo, uma vez que, no período, há injeção de renda adicional no mercado, geralmente direcionada ao consumo.

“O segundo semestre costuma ser um período mais aquecido em termos de atividade econômica, com geração de empregos temporários que tendem a estimular a demanda dos consumidores e o 13º salário, que injeta recursos. Outra característica do segmento é que, na reta final do ano, crescem as reformas residenciais para as datas comemorativas”, afirmou Guilherme Almeida, que pontuou ainda que a consolidação dos resultados coletados pela pesquisa vai depender do rumo que a economia tomar nos próximos meses, principalmente, devido ao contexto de incertezas causado pelo cenário eleitoral.s

Leia também:

Setor tem inflação menor no mês, em 0,30%

Primeiro semestre – Sobre o faturamento das empresas do setor no primeiro semestre deste ano, a pesquisa apontou que 48,4% das lojas tiveram desempenho pior de janeiro a junho em relação aos últimos seis meses de 2017. Em relação ao primeiro semestre de 2017, o faturamento de 46,2% dos estabelecimentos foi menor durante os seis primeiros meses deste ano.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o faturamento das empresas retraiu, em média, 6%. Para as empresas que conseguiram, mesmo diante do cenário econômico, ampliar seu faturamento, o aumento médio foi da ordem de 2%.

“Comparando com o mesmo período do ano passado, houve uma manutenção das vendas em termos percentuais, mas, comparando com o semestre imediatamente anterior, o cenário foi de piora, com perspectivas ruins para a maioria dos empresários”, disse Guilherme Almeida.

Para 53,8% dos empresários, além dos ajustes na economia, uma das formas de reverter o quadro atual e confirmar o otimismo para os próximos meses será a realização de promoções e liquidações para atrair os clientes. Já para evitar a inadimplência, 68% não aceitavam mais cheques no mês de realização da pesquisa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail