França deixa em aberto apoio à união de blocos

3 de julho de 2019 às 0h04

img
Didier Guillaume afirma preocupação com a agricultura francesa dentro do contexto do acordo comercial internacional - Crédito: Charles Platiau/Reuters

Paris – A França não vai assinar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul a qualquer custo e ainda não se sabe se o país dará apoio à proposta, disseram ministros franceses ontem.

A UE e o Mercosul fizeram um acordo de livre comércio na última sexta-feira, concluindo duas décadas de negociações entre os blocos.

A França, a maior potência agrícola da UE, tem expressado preocupação com o risco de um aumento nas exportações agrícolas sul-americanas para a Europa.

“Não teremos um acordo a qualquer preço. A história ainda não terminou”, disse o ministro da Agricultura, Didier Guillaume, a parlamentares.

“Vamos esperar para ver exatamente o que está neste texto, mas gostaria de dizer que todo o governo e eu estaremos vigilantes. Não serei o ministro que sacrifica a agricultura francesa no altar de um acordo internacional”.

O ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, fez o mesmo, dizendo que, embora o projeto de acordo comercial ofereça oportunidades para os exportadores europeus, ainda não se sabe se atende às exigências da França.

“Os limites que traçamos para o acordo são claros”, destacou o ministro ao Parlamento, acrescentando que “ainda é preciso ver” se Paris dará apoio ao pacto.

Os grupos de agricultores franceses são fortemente contra o que eles consideram padrões mais baixos dos países do Mercosul, e Guillaume disse que um acordo teria que mostrar a rastreabilidade adequada e boas práticas de pecuária no setor de carne bovina.

O principal sindicato de agricultores da França, a FNSEA, afirmou ontem que pediu uma reunião com Macron e também está planejando protestos sobre o acordo entre UE e Mercosul. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail