Belo Horizonte vai ganhar uma agência para atração de investimentos. Aos moldes da Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos do Estado), a InvestBH vai atuar no fomento do ambiente de negócios da capital mineira, com foco no fortalecimento de atividades que já são referência na cidade. Comércio, serviços, turismo, saúde e inovação estarão no centro das atenções, mas a diversificação produtiva também está entre os objetivos.
A expectativa é que o trabalho amplie o volume de investimentos no município, dando novo fôlego também à geração de empregos, arrecadação e desenvolvimento tecnológico com desdobramentos inclusive para a região metropolitana. A implementação da agência ocorrerá em três fases. A primeira terá a duração de quatro meses; a segunda de 20 meses; e a terceira de 36 meses. Os trabalhos terão início nas próximas semanas.
PUBLICIDADE
A criação da InvestBH é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) com o governo mineiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Invest Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
O governador Romeu Zema (Novo) participou do lançamento da agência e falou a empresários e executivos de diversos segmentos que Belo Horizonte, de fato, merece uma agência que trate de maneira exclusiva seus investimentos.
“Estamos falando de uma cidade que foge à regra do Estado. Qual outra cidade tem a mesma população conectada ao exterior com voos regulares? Qual outra cidade tem uma infraestrutura de eventos? Belo Horizonte dificilmente comportaria novos investimentos no agronegócio ou na indústria. Por isso, um tratamento diferenciado faz todo sentido”, comentou.
Estratégia para diversificação de investimentos
À imprensa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou que o projeto foi inspirado na já existente Invest Minas – a agência de fomento em âmbito estadual. Segundo ele, a iniciativa funcionará como um piloto e poderá ser replicada para outras cidades mineiras e até de outros estados.
PUBLICIDADE
“Grande parte das cifras atraídas pelo governo nos últimos anos está na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porém, ainda muito focada no setor industrial. Vamos unir esforços para facilitar a vida do empreendedor e colaborar para a diversificação da matriz de investimentos. Oferecemos soluções customizadas para os setores de comércio, serviços e turismo, carros-chefe da economia da Capital”, adiantou.
Ainda conforme Passalio, a ideia é que a agência também contribua para a diversificação econômica de Minas Gerais. “Quando falamos de estruturas regionais e municipais de atração de investimentos, estamos falando de uma forma de customizar ações e ter mais efetividade no desenvolvimento de políticas públicas que fomentem a economia”, completou.
Indústria e agronegócio
De maneira complementar, o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, disse que as agências se complementam. Segundo ele, histórica e naturalmente, a Invest Minas tem um perfil de atuação muito voltado para a indústria ou agronegócio – em função das vocações econômicas de Minas Gerais. Agora, a InvestBH surge para alavancar o potencial existente em outras atividades.
“O desenvolvimento econômico e a geração de empregos vão muito além da indústria e do agronegócio. O setor de serviços tem sido um dos protagonistas da retomada econômica nacional, lidera a criação de vagas, que, muitas vezes, são muito qualificadas. Existe um certo gap de atuação da Invest Minas nesses setores, e a InvestBH poderá colaborar para alavancar o desenvolvimento a partir deles na Capital”, afirmou.
Já o presidente da Codemge, Thiago Toscano, ressaltou que a InvestBH vai atuar de forma ativa e com método para potencializar Belo Horizonte como um vetor de desenvolvimento de Minas Gerais. Para isso, serão realizadas parcerias com empresas privadas e entidades públicas. “A Invest Minas vem fazendo isso com maestria. Agora teremos um trabalho da mesma envergadura na Capital”, reforçou.
Atrair novos investimentos e fomentar antigos negócios
Por fim, o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, destacou que a agência atuará não apenas em prol de quem deseja empreender na cidade, mas também de quem já possui negócios em Belo Horizonte e quer potencializar a atuação.
“Será um escritório de suporte ao empreendedor. Vamos receber as empresas que querem vir e potencializar as que aqui já estão, em todos os aspectos. Seja em questões jurídicas, burocráticas e até na obtenção de financiamentos”, disse.
A InvestBH será criada como uma entidade do terceiro setor. A TSX Invest, empresa especializada na atração e promoção de investimentos e parceira técnica da CDL-BH, participa do assessoramento técnico e metodológico do programa.