Após duas semanas do retorno do funcionamento físico dos principais setores econômicos de Belo Horizonte, os índices epidemiológicos da cidade permitem novo avanço na flexibilização das atividades na cidade. A partir de sábado (8), bares e restaurantes poderão funcionar até as 19 horas e clubes sociais e feiras também estarão liberados.
O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), em entrevista coletiva. Segundo ele, a queda do nível de transmissão do vírus e da ocupação de leitos permitiram a flexibilização. Mas o líder do executivo frisou que nada impede que a cidade volte a ser fechada, caso a situação se agrave.
“Aviso a todos comerciantes e associações de bares e restaurantes, lojas e feiras: vocês vão ditar se a cidade vai continuar abrindo ou se vai fechar. Estamos com a fiscalização atenta. Teremos o horário dos bares e restaurantes estendido em quase o dobro do tempo. No domingo, seguirão fechados, mas supermercados e padarias poderão abrir. Estamos ampliando o horário destes estabelecimentos justamente para compensar. Brevemente, se os números continuarem caindo, vamos ampliar mais e mais. Como também poderemos estar aqui fechando e lacrando a cidade toda”, afirmou.
PUBLICIDADE
O último boletim epidemiológico indicou queda nos índices que monitoram a pandemia na cidade. O RT, que mede a velocidade de transmissão do vírus, saiu de 0,96 na terça (04) para 0,95 ontem, estando no nível verde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, em coletiva, o RT desta quinta chegou à marca de 0,93. Isso significa que cada grupo de 100 infectados tem repassado a doença para 93 pessoas. Segundo especialistas, o ideal é que esse índice fique sempre abaixo de 1.