Ministro de Infraestrutura terá reunião com caminhoneiros

20 de julho de 2019 às 0h04

img
Crédito: Alisson J. Silva

São Paulo – O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve se reunir com representantes de caminhoneiros e outras entidades afetadas pela nova tabela de fretes aprovada nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em meio a críticas de que a nova metodologia reduz os valores a serem pagos aos motoristas.

Uma data, porém, ainda não foi definida, informou o ministério por meio de sua assessoria, uma vez que o ministro estava fora de Brasília na sexta-feira (19), em uma inauguração de obras em Minas Gerais.

A nova tabela de fretes, aprovada após quatro rodadas de audiências públicas realizadas neste ano, foi elaborada pela Esalq-Log, da USP, e a próxima revisão oficial está prevista apenas para o início de 2020.

“A CNTA já recebeu reclamações das bases afirmando que os valores estão muito aquém da realidade do mercado”, afirmou, em comunicado, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, que diz representar mais de 140 sindicatos e nove federações de motoristas do País, que envolvem um universo de 900 mil caminhoneiros autônomos.

“A CNTA está avaliando tecnicamente a resolução (da tabela) com o objetivo de averiguar se os valores constantes na planilha estão adequados com o custo real da operação de fretes”, informou a entidade, que pediu ao Ministério de Infraestrutura “os números que fundamentam os parâmetros de cálculo”.

“Fazendo o possível” – Questionado por jornalistas sobre ameaças de greve dos motoristas declaradas em redes sociais por algumas lideranças de caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas que o governo “está fazendo o possível para atender os caminhoneiros”.

“Acredito que os caminhoneiros não farão paralisação, isso atrapalha em muito a economia, reconhecemos a dificuldade, estamos prontos para continuar conversando, mas estamos em um país livre e democrático, onde impera o livre mercado, a lei da oferta e da procura”, disse Bolsonaro a jornalistas.

Em abril, o presidente da CNTA, Diumar Bueno, classificou de “afago” que não resolve os problemas da categoria um pacote de medidas do governo para caminhoneiros que incluiu crédito do BNDES para manutenção de veículos e aumento de fiscalizações da ANTT para o cumprimento da tabela de fretes anterior pelos contratantes de transporte de carga. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail