MRV fecha 2018 com lucro líquido de R$ 690 milhões
1 de março de 2019 às 0h05
A construtora e incorporadora MRV Engenharia Participações S/A, sediada em Belo Horizonte, registrou lucro líquido de R$ 690 milhões em 2018, resultado 5,6% maior do que os R$ 653 milhões obtidos em 2017. Na mesma base de comparação, a receita operacional líquida passou de R$ 4,760 bilhões para R$ 5,419 bilhões, uma alta de 13,8%.
De acordo com o diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores da companhia, Leonardo Guimarães Corrêa, os resultados confirmam a eficiência das estratégias de atuação da empresa, com o aumento dos lançamentos e das vendas no decorrer do ano passado. Para ele, o segredo é aprimorar o que já vem sendo feito.
“Em 2018, registramos o melhor resultado operacional da história da companhia, com recorde de lançamentos e vendas, sendo R$ 7,02 bilhões e R$ 6,74 bilhões respectivamente. Com isso, nossa receita líquida aumentou, assim como o lucro líquido. São resultados do nosso foco em excelência operacional”, destacou.
De acordo com o balanço financeiro divulgado ontem, a MRV encerrou o ano com R$ 50 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), correspondente a 322 mil unidades, contribuindo para a continuidade do desempenho da empresa em 2019. Para os lançamentos previstos já há 26 mil unidades com alvará distribuídas nas 157 cidades de atuação.
“Nossa atuação vem crescendo e caminhando de maneira paulatina e o objetivo é ter volume de venda líquida e de lançamentos também superiores ao final deste exercício”, comentou.
Nas cidades com mais tempo de atuação, a construtora possui 70% de market share. Já quando considerado o mercado nacional como um todo, a participação é de 12%.
Tecnologia – Corrêa destacou ainda que, nos últimos anos, foram significativos os investimentos em tecnologia visando à melhoria da experiência dos clientes. O objetivo, segundo ele, é sempre ser o pioneiro do setor na busca de soluções inovadoras para resolver problemas reais com a adoção de tecnologias.
“Dentre as soluções, desenvolvemos o nosso Market Place, shopping on-line exclusivo para os clientes MRV, com até 35% de desconto. Dessa forma, construímos um relacionamento perene e positivo com os clientes mesmo após a entrega das chaves. Essas ações contribuem para mantermos nossa liderança de market share e qualidade, oferecendo produtos diferenciados”, explicou.
Ainda conforme o balanço, o Ebitda (lucro líquido antes do Imposto de Renda, contribuição social, despesas financeiras líquidas, despesas de depreciação e amortização) chegou a R$ 988 milhões em 2018, montante 10,8% superior aos R$ 892 milhões registrados em 2017.
Assim, com os resultados de 2018 foi possível atingir 26 trimestres de geração de caixa recorrente, totalizando R$ 3,3 bilhões, tendo distribuído R$ 2,3 bilhões em dividendos.