O que a tecnologia reserva para o futuro da Contabilidade

12 de julho de 2022 às 0h28

img
Selo Painel Contábil

A Contabilidade está cada vez menos focada em números. E isso indica como a área mudou, especialmente nos últimos anos, marcados pela pandemia. Com os avanços da tecnologia, as mudanças acompanham a profissão, gerando contínuos desafios e oportunidades aos profissionais.

Até a metade do século XIX, a Contabilidade era considerada, basicamente, como um processo de escrituração. Mais tarde, já no século XX, as primeiras máquinas de calcular surgiram para facilitar o trabalho, colocando o contador em uma posição de gerenciar números, e não mais de ter que calculá-los.

E essa dinâmica se repete: a cada nova tecnologia disponível, o profissional da contabilidade pode se dedicar mais a decisões e menos à execução de tarefas. Se antes o ápice era ter conhecimentos avançados em Excel, hoje, a Inteligência Artificial é um dos assuntos mais pesquisados por profissionais de finanças, por exemplo. Portanto, a Contabilidade, agora, é um campo que diz muito sobre a
segurança financeira, apontando para os melhores caminhos.

Com a necessidade de serviços e comércios fecharem as portas físicas entre 2020 e 2021, a Contabilidade precisou desapegar de velhos métodos, como o excesso de papéis, o contato síncrono e presencial com clientes e a relutância em aplicar métodos de marketing digital. Portanto, se você já tiver deixado essas práticas para trás, possui, certamente, um indicativo de sucesso.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) foi um grande impulsionador dos profissionais que adotaram uma postura resiliente e acompanharam o boom tecnológico. As edições do Café com o Contabilista se tornaram online, proporcionando praticidade aos profissionais e maior alcance para importantes ações de educação continuada. Os especialistas convidados não pouparam esforços em apontar as tendências de mercado e as melhores táticas para a atuação profissional de empresas, empregados e autônomos. Agora, você pode, por exemplo, oferecer
serviços de consultoria especializada, planejamento tributário, diagnósticos de desempenho e outros suportes vitais para empresas e nichos inteiros.

A TV CRCMG, canal do Conselho no YouTube, ficou recheada de materiais relevantes, para que o contador não se sentisse desamparado na busca por soluções. Além disso, foi criado o portal gratuito de estudos do Conselho, o EAD CRCMG.

Assim, sem deixar a profissão se estagnar, os profissionais da contabilidade assumiram um protagonismo perante a sociedade e o mercado, ganhando mais agilidade e exatidão em sua rotina de trabalho.

contabilidade Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Se você quer saber se tem acompanhado o mercado na velocidade que ele exige, basta refletir sobre como você estava há cinco anos e comparar com a sua realidade hoje. Seus métodos de trabalho evoluíram? Os serviços que você oferece estão mais conectados às necessidades dos clientes? E as capacitações? Foram muitas? Se sua resposta for não para essas perguntas: cuidado! Isso é um sinal de que você não identificou as necessidades e, principalmente, as oportunidades que os últimos anos proporcionaram.

Essa talvez seja uma das mudanças mais importantes: a tomada de decisões como o grande norte da profissão. O posto de comandante passa a ser ocupado pelo profissional da contabilidade nos negócios em que atua, sendo importantíssimo na construção do presente e de um futuro financeiramente saudável e sustentável para qualquer tipo de negócio.

Se chegou até aqui com a sensação de que o seu panorama profissional está desatualizado, conte com as iniciativas do CRCMG, exclusivas para profissionais registrados.

Participe de eventos, cursos, seminários e acompanhe o conteúdo do CRCMG nas mídias digitais para você estudar e crescer!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail