Petrobras prepara a venda de fatia da Gaspetro

28 de fevereiro de 2020 às 0h03

img
Crédito: Agência Petrobras/Geraldo Falcão

Rio – A Petrobras iniciou o processo de venda de toda a sua fatia de 51% na Gaspetro, holding com participação societária em diversas companhias distribuidoras de gás natural do País, informou a companhia em fato relevante ao mercado ontem.

Nessa fase a empresa publica documento, com as principais informações sobre a oferta, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes.

Em 2019, o volume total de gás distribuído pela Gaspetro foi de 29 milhões metros cúbicos/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos.

Os demais 49% da Gaspetro pertencem à japonesa Mitsui.

A busca pela venda da Gaspetro está em linha com os atuais planos da Petrobras de se desfazer de ativos considerados não essenciais, para reduzir sua dívida e focar em atividades de alta rentabilidade, essencialmente na produção de óleo e gás no pré-sal.

A empresa também tem um compromisso com o órgão antitruste Cade para vender sua participação na Gaspetro até o fim de 2021.

Testes – Em outro comunicado, a Petrobras informou que iniciou neste mês teste de longa duração (TLD) da área de Farfan, na Bacia Sergipe-Alagoas, o primeiro a ser realizado em águas ultraprofundas no Nordeste, para avaliar o comportamento do reservatório em produção e as características do seu petróleo.

Nessa fase, a produção será iniciada em caráter de teste, a 70 quilômetros da costa sergipana, sem fins comerciais, para comprovar a qualidade do reservatório e definir os futuros projetos de desenvolvimento da produção.

Iniciado em 22 de fevereiro, o TLD está previsto para durar cerca de 180 dias, com desmobilização planejada para o segundo semestre de 2020. As informações técnicas coletadas darão suporte para a definição dos próximos passos do projeto Sergipe Águas Profundas – Módulo 1 (Seap 1), do qual Farfan faz parte.

A produção média prevista durante a realização do TLD será de aproximadamente 7.000 barris de óleo por dia e 500.000 metros cúbicos por dia de gás associado, sendo uma parcela consumida como combustível no próprio navio do tipo FPSO Cidade de São Vicente, utilizado na operação.

“O TLD de Farfan é o primeiro que será realizado em águas ultraprofundas no Nordeste, cujo poço está localizado em lâmina d’água de aproximadamente 2.500 metros, sendo o mais profundo que a Petrobras já colocou para produzir no Brasil”, destacou a empresa.

A Petrobras é a operadora da concessão BM-Seal-11, com 60% de participação, e tem como parceira no ativo a IBV. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail