Petrobras prevê alta da exportação de petróleo

23 de outubro de 2018 às 0h05

img
Representantes da Petrobras estão no exterior buscando novos mercados para o produto nacional - Agência Petrobras

Rio de Janeiro – As exportações de petróleo da Petrobras vão aumentar bastante em 2019 e a companhia está atuando no exterior, especialmente na Ásia, para desenvolver mais mercado, afirmou ontem o presidente da petroleira estatal, Ivan Monteiro, ao participar de seminário da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O executivo, que assumiu a cadeira de presidente em junho deste ano, após renúncia de Pedro Parente, informou que esteve recentemente no exterior, visitando Pequim, Cingapura e Amsterdã, como parte de agendas da empresa com outros países.

“A Petrobras se tornou uma empresa exportadora de petróleo e, ano que vem, esse volume exportado aumentará bastante. Estamos em Cingapura para desenvolver mercado, conhecer novos clientes, vender mais e assim é pautada a atuação da Petrobras no exterior”, disse Monteiro, durante o seminário, sem detalhar.

As exportações de petróleo da Petrobras fecharam o primeiro semestre em 462 mil barris ao dia, queda de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A produção de petróleo da Petrobras caiu 5% no primeiro semestre, na mesma comparação, em meio a desinvestimentos realizados nos campos de Lapa e Roncador, entre outros fatores, mas deverá registrar um salto no próximo ano, com novos sistemas entrando em produção no pré-sal.

Em entrevista à Reuters em meados de setembro, o diretor-executivo financeiro e de relacionamento com investidores da estatal, Rafael Grisolia, disse que a empresa terá como objetivo elevar a produção de petróleo de 8% a 10% em 2019, para cerca de 2,3 milhões de barris por dia (bpd).

O executivo destacou ainda que, além da Petrobras, empresas como Vale e Embraer também estão atuando em Cingapura como forma de contribuir “com o desenvolvimento do Brasil, mas também sendo muito bem recebidos pelo governo de Cingapura”.

Leia também:

Estatal recupera mais de R$ 3 bi com Lava Jato

Preços do etanol e da gasolina avançam na maior parte do País

China – O executivo esteve recentemente em Pequim para avançar na parceria com a CNPC. Na semana passada, a estatal anunciou que fechou acordo com a companhia chinesa para conclusão das obras da refinaria do Comperj e investimentos no cluster de Marlim, na Bacia de Campos.

Nos dois empreendimentos, os chineses terão 20% de participação. Valores envolvidos não foram divulgados.

O executivo apontou ainda realizações da companhia após os impactos sentidos pela operação Lava Jato e frisou que a empresa hoje recuperou sua capacidade de investimento.
Monteiro foi diretor financeiro de toda a gestão de Parente e durante o período em que a empresa teve como CEO Aldemir Bendine.

“A Petrobras recuperou sua capacidade de investimento, seus projetos são aprovados obedecendo todos os critérios que deveriam ter sido sempre levados em consideração, sua curva de produção de óleo aumentará fantasticamente entre 2018 e 2019 e voltamos a pagar dividendos”, afirmou.

O executivo, em período de silêncio antes da divulgação dos resultados do terceiro trimestre, em 6 de novembro, deixou o evento sem falar com jornalistas. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail