Presidente Jair Bolsonaro participa de celebração do Dia da Indústria em Minas

27 de maio de 2022 às 0h29

img
Crédito: Sebastião Jacinto Júnior

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou durante a solenidade de comemoração do Dia da Indústria a recriação do Ministério de Indústria e Comércio Exterior, caso seja reeleito. O presidente disse que pretende encaminhar ao Congresso proposta para recriar a Pasta ainda este ano.

Conforme ele, a medida já vinha sendo amadurecida e diante do pleito por parte do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, os esforços para sua efetivação foram selados.

“Uma vez havendo uma outra oportunidade, ainda no presente ano, vai estar nas mãos do (Arthur) Lira a recriação do Ministério da Indústria e Comércio”, disse.

O dirigente da Federação, por sua vez, reforçou: “não é possível mais a indústria não ter seu ministério”. A pasta que cuidava de interesses do setor foi extinta no início do governo Bolsonaro.

A solenidade em comemoração ao Dia da Indústria voltou a ser realizada presencialmente após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19.

Em seu discurso, Bolsonaro falou ainda sobre patriotismo e de seus esforços para fazer com que o Brasil seja reconhecido no mundo todo. Recordou importantes negociações internacionais, como no agronegócio, e fez algumas menções à sua predileção a Romeu Zema (Novo) para as eleições de outubro.

“Em time que está ganhando não se mexe. […] Costumo dizer que Roraima é nossa menina dos olhos, Amazônia o coração do País e aqui a casa de todos os brasileiros que trabalham e produzem”, declarou.

Róscoe enalteceu o trabalho realizado em seu primeiro mandato, recordando marcos da gestão. Ressaltou o desempenho da indústria mineira acima da média nacional nos últimos anos e atribuiu parte dos resultados às gestões federal e estadual.

“Ambos declaram a indústria como atividade essencial durante a pandemia e a mineira foi a única que não parou em nenhum momento, mantendo as pessoas em casa e abastecidas com tudo que a indústria podia oferecer. Quando olho os últimos anos, tenho a sensação de dever cumprido. E tudo isso só foi possível pelo empenho de todos”, disse em referência a seus companheiros de diretoria que não o acompanharão não segunda gestão.

Já o governador Romeu Zema (Novo) lembrou que sua administração tem sido marcada por uma série de medidas de desburocratização e simplificação, culminando com a atração de investimentos vultuosos e diversificados para o Estado.

“Temos trabalhado para criar um ambiente de negócios atrativo e desburocratizado. Boa parte dos investimentos tem sido destinado para uma economia mais diversificada e mais verde. Isso contribui também para que minha tão sonhada meta de criar emprego para cada mineiro fique cada vez mais próxima”, afirmou.

Zema citou outras ações e medidas de seu governo, como o recente anúncio de mudanças na regulamentação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Minas Gerais, depois de 20 anos, e os mais de R$ 2 bilhões que estão sendo destinados à recuperação da malha rodoviária estadual.

A noite também foi marcada por discursos em prol do futuro do Brasil. Lideres políticos e representantes de importantes setores produtivos discursaram sobre a importância de seus papéis, de suas empresas e do poder público para a prosperidade do País.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por exemplo, além de elogios à indústria mineira, falou sobre reformas e comemorou a promessa de Bolsonaro quanto a recriação do Ministério.

“Presidente Bolsonaro, o senhor hoje marcou com um gesto firme e simples, com uma promessa feita na frente de um público que é seu, demonstrou ser seu, o retorno da criação do ministério da Indústria e Comércio”, elogiou.

Leia também: Presidente e diretora editorial do DC recebe homenagem

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail