Produção no Brasil recua pela terceira vez consecutiva

2 de outubro de 2018 às 0h01

Rio de Janeiro – A produção de petróleo do Brasil caiu em agosto pela terceira vez consecutiva ante o mês anterior para 2,522 milhões de barris por dia, em meio a paradas para manutenção no campo de Lula, maior produtor do País, apontaram ontem dados da agência reguladora do setor de petróleo.

No oitavo mês do ano, o volume de petróleo produzido pelo País caiu 2,1% ante o mês anterior e recuou na mesma proporção ante julho de 2017, disse a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em seu boletim mensal de produção.

A produção no pré-sal das bacias de Campos e Santos foi responsável por 54% da produção de petróleo média de agosto no Brasil, ou 1,374 milhão de barris de petróleo por dia, queda de 5,5% em relação ao mês anterior.

A queda em agosto teve a contribuição de paradas programadas para manutenção nas plataformas Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Maricá, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, conforme havia informado anteriormente a Petrobras , operadora da área.
As quedas consecutivas de produção ocorrem em um momento em que os preços do petróleo Brent, referência internacional, estão em máximas de quatro anos.

Ainda assim, o campo de Lula foi o maior produtor de agosto, com média diária de 802 mil barris de petróleo por dia.

O poço produtor do campo de Mero, na área de Libra, no pré-sal Bacia de Santos, primeira a ser licitada sob regime de partilha de produção, foi novamente o maior produtor do País em agosto, com média de 38.577 barris por dia, segundo a ANP.

A produção de gás natural no Brasil em agosto atingiu 106 milhões de metros cúbicos ao dia, queda de 8,3% ante o mês anterior e recuo de 4,9% ante o mesmo mês de 2017.
O aproveitamento de gás natural no Brasil no mês de agosto alcançou 97,1% do volume total produzido, segundo a ANP. Foram disponibilizados ao mercado 52,2 milhões de metros cúbicos por dia, acrescentou a reguladora.

Segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em agosto, foi de aproximadamente 1,83 milhão de bpd, ante 1,95 milhão no mês anterior.
Além das paradas em Lula, a petroleira estatal ainda informou em declaração anterior que pararam em agosto para manutenção as plataformas P-25 e P-31, localizadas no campo de Albacora, no pós-sal da Bacia de Campos.

Já a Shell, empresa privada com maior produção no Brasil e forte presença no pré-sal, produziu em agosto 319.642 bpd. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail