Roberto Campos Neto expressa decepção com o desempenho da economia

17 de maio de 2019 às 0h04

img
Campos Neto disse que o Banco Central planeja iniciar um piloto fechado de moeda digital em 2023 | Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

Brasília – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, expressou ontem decepção em relação ao desempenho recente da economia, mas ressaltou que o BC não pode trocar inflação controlada por crescimento econômico, argumentando que isso já foi tentado no passado e culminou em forte recessão.

Ao participar de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, Campos Neto sinalizou que a melhoria do cenário fiscal é fundamental para eventual corte dos juros básicos.

O último ciclo de afrouxamento, destacou ele, se deu na esteira da expectativa e posterior aprovação da regra do teto de gastos, que limitou o crescimento das despesas à inflação.

Os comentários reforçam comunicação recente do BC indicando que, sem a reforma da Previdência, a autoridade monetária ainda não vê espaço para diminuir a Selic, a despeito da piora no quadro econômico.

“Nós mencionamos na ata e mencionamos na linguagem oficial que ficamos também decepcionados com o resultado do crescimento. Inclusive mencionamos a palavra ‘retomada’, o que significa que a gente acha que ele (crescimento) foi parcialmente interrompido”, disse Campos Neto.

Mais cedo nesta semana, o BC apontou na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) uma “probabilidade relevante” de ligeiro recuo da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores.

Por outro lado, manteve o discurso de que precisa de tempo para analisar a fundo o quadro antes de eventual mudança na rota dos juros, incluindo nessa equação o impacto das reformas na economia.

Ontem, Campos Neto afirmou que o melhor jeito de crescer de forma estável é ter inflação sob controle e expectativas de inflação ancoradas.

“Achar que a gente vai trocar uma inflação controlada, um sistema de credibilidade no longo prazo, por um crescimento de curto (prazo), isso é voo de galinha”, disse.

“Não dura e quando ela volta, a crise é grande e nós gastamos um bom tempo tentando recuperar isso”, completou. Campos Neto afirmou que não existe país de inflação e juros baixos que tenha cenário fiscal desarrumado. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail