Faturamento do setor têxtil tem alta de 4,5% em MG

23 de janeiro de 2020 às 0h17

img
Indústria têxtil deverá crescer entre 6% e 7% neste ano - Crédito: Gilson Abreu/Divulgação

Após registrar resultados negativos nos primeiros meses de 2019, as indústrias têxteis de Minas Gerais conseguiram reverter os números e estima alta de 4,5% no faturamento do setor sobre 2018. O crescimento, mesmo abaixo do estimado para o setor inicialmente, algo em torno de 6%, é considerado importante e deve ser ampliado ao longo de 2020. As ações dos governos para estimular a economia e a geração de empregos estão entre os fatores que promoveram o crescimento e vão contribuir para um melhor desempenho em 2020.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais (Sindimalhas), Aroldo Teodoro Campos, 2019 foi um ano de ajustes e mudanças na economia e a expectativa é que as ações dos governos estadual e federal promovam a retomada da economia e a mudança no mercado.

“Nos últimos meses, sentimos uma mudança de comportamento no consumo e estamos acreditando muito no próximo ano. As coisas estão começando a tomar um novo rumo, começando a se firmar na direção da recuperação da economia, dando uma nova força para a indústria mineira, que está muito voltada para o mercado interno. Estamos acreditando e esperamos a confirmação dos resultados das medidas governamentais nos próximos meses”, disse Campos.

Dentre as principais medidas adotadas pelos governos federal e estadual e que devem provocar efeitos positivos na economia e no mercado estão a aprovação da reforma da Previdência, a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica e o programa estadual Minas Livre para Crescer.

“O governo estadual e o federal estão trabalhando na mesma linha, em prol do desenvolvimento, da melhoria de gestão, são ações mais consistentes e embasadas e por isso, esperamos resultados mais positivos”, explicou o representante do Sindimalhas.

Expectativas – De acordo com Campos, em 2019, o setor deve alcançar uma alta de 4,5% no faturamento. A estimativa inicial era crescer cerca de 6% no ano. Mesmo que abaixo do estimado, o resultado é considerado importante e mostra uma reação do mercado. O bom desempenho é atribuído, em partes, à melhora do cenário econômico com o início da retomada da geração de empregos, juros baixos e inflação controlada.

“O resultado mais positivo já é efeito das medidas adotadas pelos governos. Demora, mas vem. A vantagem é que desta vez são medidas mais consistentes e bem embasadas. Não medidas são populistas, com efeito temporário, são mais consistentes e mostram uma mudança de comportamento”.

Com uma expectativa de um cenário econômico mais favorável para os negócios, a estimativa é que a indústria têxtil cresça entre 6% e 7% em 2020. Para o ano que se inicia também é esperado aumento dos investimentos do setor, o que não ocorria há cerca de cinco anos. A modernização do parque fabril é considerada fundamental para que a indústria têxtil consiga atender a demanda de forma eficiente, com menor custo e maior produtividade.

“Os empresários estão começando a tirar os projetos da gaveta, para repensar os investimentos, principalmente em modernização, o que não era feito há cinco anos. Isso é muito importante porque nosso setor sofre muito com importação. Por incrível que pareça, hoje, vemos um cenário onde a produção interna passa a ser importante”.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail