Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Os shoppings de Belo Horizonte já estão preparando ações para aumentar o fluxo de clientes e as vendas voltadas para o Dia das Crianças. Considerada uma das principais datas comemorativas do ano, o Dia das Crianças também é um termômetro para as vendas de Natal. A expectativa é elevar as vendas em até 8% em relação à igual data do ano anterior.

No Shopping Cidade, a expectativa é de um aumento de público em torno de 10%, o que deve contribuir para um incremento de 8% nas vendas. Para atrair os consumidores, o mall irá realizar a Sessão Cineminha. De 12 a 20 de outubro, serão exibidos filmes com temas sobre pets. Os ingressos são gratuitos (dois por CPF) e dão direto a um combo de pipoca e refrigerante.

“Nossa ideia é estimular a maior convivência, dando a oportunidade para as famílias aproveitarem o recesso da semana das crianças e do dia dos professores. Com os ingressos para o cinema, esperamos receber um público maior que também poderá fazer outras coisas no shopping, como compras, alimentação e aproveitar e resolver pendências, uma vez que o shopping também oferece diversas opções de serviços. Dessa forma esperamos ampliar as vendas”, explicou a coordenadora de Marketing do Shopping Cidade, Tânia Souza.

Ainda segundo Tânia, existe um maior otimismo no comércio varejista, o que também é importante para estimular as comercializações. O resgate de R$ 500 das contas ativas do FGTS, autorizado pelo governo federal, também é uma ação positiva.

“Desde que começaram as liberações do FGTS, temos percebido um aumento nas vendas”, disse Tânia.

Com cerca de 10% do mix de lojas voltados para produtos infantis, o Pátio Savassi também espera aumento nas vendas para a data comemorativa. As estimativas positivas fizeram com que o mall investisse cerca de 40% a mais na campanha, quando comparado com o ano passado, o valor não foi divulgado.

Mês aquecido – O gerente de Marketing do Pátio Savassi, Marcelo Portella, explica que o Dia das Crianças é uma data bem forte para o varejo, assim como o Dia das Mães, Natal e Namorados.

“Cerca de 10% do mix do shopping é voltado para o público infantil. A gente nem gosta de falar do dia ou da semana das crianças e, sim, do mês. E estamos entrando com um investimento maior para a data. Vamos realizar vários eventos gratuitos, o que estimula o aumento do fluxo e da vendas”, disse.

Entre as atrações está a oficina “Imagina um livro”, onde um contador de histórias começa uma narração e convida as crianças a usarem a imaginação e concluir a historia. A oficina é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos pelo Sympla. Outra oficina, a “Era uma vez um Brinquedo”, será no espaço Tangolangomango, e vai misturar brincadeiras, músicas e histórias e termina com a construção de um brinquedo. As crianças terão ainda até dia 20 para divertir com a exposição “Ciência e Diversão” instalada no mall.

Música – No BH Shopping, os eventos para o Dia das Crianças serão realizados em parceria com a banda Pato Fu. A ideia é basear as oficinas nos CDs Música de Brinquedo.

De 3 a 13 de outubro, serão realizadas oficinas de músicas e de brinquedos, onde as crianças montarão violão, tambor e tambor oriental. Além disso, terão oficinas de colorir e piscina de espuma em formato de violão. Além de estimular o gosto pela música, o objetivo também é estimular o comércio para a data comemorativa.

De com o gerente de Marketing do BH Shopping, Renato Tavares, as expectativas em relação ao Dia das Crianças são muito positivas.

“O Dia das Crianças é a segunda melhor do segundo semestre e serve de termômetro para o Natal, que é a melhor data do ano. Fizemos um investimento para trazer um evento legal e acreditamos em resultados bem positivos. A liberação do saque de parte dos recursos do FGTS também ajudará a estimular as vendas, quanto mais dinheiro no mercado melhor, porque as pessoas acabam se presenteando e olhando itens para outras pessoas”.

FGTS deve impulsionar os negócios

No Shopping Del Rey, as expectativas também são positivas. Além das atrações voltadas para as crianças, o pagamento de parte do FGTS também irá contribuir para a maior venda no mall. De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Del Rey, Marina Moura, a data é uma das mais importantes do ano.

“O Dia das Crianças é muito importante para o varejo, nos preparamos para ela e nossa expectativa é de crescimento de vendas e de fluxo relacionados à data. Além das ações do shopping, os lojistas também sempre realizam programações diferentes”, disse.

Entre as atrações estão o brinquedos “Aventura em Alto Mar” e o clubinho encantado. Também acontecerá a campanha “Desconecte-se para conectar”. A ação visa identificar pais que estão com a atenção mais voltada para o celular do que para os filhos. Os pais serão convidados a trocar, por alguns minutos, o celular por uma cortesia nos brinquedos.

Para atrair o público, o Diamond Mall preparou para o Dia das Crianças a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado”, que ficará no mall de 3 a 26 de outubro. A mostra apresenta máquinas interativas construídas a partir dos desenhos dos Códigos, réplicas das mais famosas pinturas e várias cópias dos desenhos em tamanho real.

“As expectativas são muito positivas. Com a exposição esperamos gerar um aumento de fluxo interessante. Além disso, várias lojas do Diamond Mall terão uma programação diferenciada, o que é importante para atrair o público e estimular as compras”, explicou a gerente de Marketing do Diamond Mall, Flávia Louzada.