Vale e Fiemg assinam termos de cooperação técnica e doação de recursos para Brumadinho

5 de outubro de 2020 às 14h39

img

A Vale e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) assinam, de forma virtual, nesta terça-feira (6), às 9h, Termos de Cooperação e Doação de recursos para o desenvolvimento de Brumadinho e região.

Na solenidade, que será remota, acontece a formalização da doação de R$ 2 milhões ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), visando à execução de um projeto de desenvolvimento econômico, ambiental e social para Brumadinho. Esta iniciativa buscará identificar atividades vocacionais do município e seu entorno que sejam complementares à cadeia produtiva da mineração, além da promoção de atividades industriais diversificadas com diferencial ambiental no processo produtivo. A parceria buscará ainda o desenvolvimento de fornecedores reais e potenciais, além da criação de um polo de economia criativa no município.

Entre os objetivos da parceria estão a promoção de intercâmbio de conhecimentos direcionados ao aperfeiçoamento da gestão dos relacionamentos com stakeholders no território de Brumadinho, além da realização de eventos que tenham como objeto temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social.

Outra frente de atuação do trabalho será o fomento ao desenvolvimento socioeconômico da região, por meio de projetos especiais, articulação de parcerias, desenvolvimento de soluções e envolvimento das comunidades locais.

“Este é um dos principais objetivos em Brumadinho: permitir que o município possa diversificar sua economia e se desenvolver, diminuindo sua dependência da mineração e, ao mesmo tempo, gerando emprego e renda para a sua população”, afirma Marcelo Klein, diretor especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, explica que o IEL irá oferecer sua inteligência para fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Brumadinho e região. “Este conjunto de ações vai auxiliar a retomada das atividades econômicas e sociais na região, buscando a geração de oportunidades para a sociedade”, afirma.

Cuidado com a segurança dos trabalhadores – Além dos compromissos firmados por meio da Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale, também será assinado, na oportunidade, um termo de prestação de serviços junto ao Serviço Social da Indústria (SESI), para acompanhamento, fiscalização e apoio relacionados às atividades de Saúde, Segurança, Meio Ambiente para a Diretoria Geociências, Planejamento Longo Prazo e Uso Futuro da Vale.

Com valor de R$ 12 milhões, o SESI apoiará a Vale na prestação de assessoria e elaboração de diretrizes técnicas no âmbito das disciplinas relacionadas à Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em todas as unidades Vale e coligadas no Brasil, especialmente relacionado a obras, no sentido de observância dos requisitos exigidos de Saúde e Segurança, para prevenir, assim, a ocorrência de acidentes ou quase-acidentes nas operações da empresa.

Para o diretor de Geociências, Planejamento de Longo Prazo e Uso Futuro, Diogo Costa, parceria ajudará na consolidação da política da empresa, de valorização da vida do seu empregado e terceiro, sempre dentro das normas e diretrizes legais. “Trazer o SESI para dentro da Vale é fundamental para que todos possamos nos atentar para a relevância assimilar o quanto a segurança é importante, em todos os ambientes e momentos dentro das operações da empresa”, destaca.

Essas e outras informações sobre as ações de Reparação em Brumadinho e territórios impactados podem ser encontradas no link http://www.vale.com/reparacao.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail