Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em setembro

25 de outubro de 2019 às 0h16

img
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os clientes de bancos pagaram juros maiores no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito no mês de setembro de acordo com dados divulgados nessa sexta-feira (25) pelo Banco Central (BC).

Formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes, a taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 0,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior, chegando a 307,8% ao ano.

No caso do cliente adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 290,2% ao ano em setembro, aumento de 1,3 pontos percentuais em relação a agosto.

Já a taxa cobrada dos clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) caiu 0,2 pontos percentuais, indo para 319,5% ao ano.

A taxa de juros do cheque especial subiu 0,7 pontos percentuais no período em comparação com agosto e chegou a 307,6 % ao ano.

No ano, os juros do cheque especial caíram 5 pontos percentuais. Apesar de estar menor no acumulado, a taxa do cheque especial é a mais cara entre as modalidades de crédito para as famílias.

No ano passado, os bancos anunciaram uma medida de autorregulamentação do cheque especial. Com as novas regras, os correntistas que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menores que a do cheque especial definida pela instituição financeira.

(Agência Brasil)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail