Presidente do Santander visita Brasil de olho no mercado de microcrédito

14 de novembro de 2019 às 0h03

img
No País, o Santander é a segunda maior instituição em número de clientes na linha de microcrédito - Crédito:Sergio Moraes/Reuters

São Paulo – Na semana em que o governo brasileiro anunciou que planeja estimular concessões de microcrédito, a presidente mundial do banco espanhol Santander, Ana Botín, fez uma viagem de três dias pelo Brasil para ver de perto o avanço do braço local da instituição, em especial, nesta área.

O Santander Brasil é o segundo maior banco em número de clientes nessa linha, que tem juros controlados pelo governo e é direcionada a famílias de baixa renda ou pequenas empresas.

Em evento no Palácio do Planalto na segunda-feira (11), o governo anunciou que planeja aumentar o incentivo ao microcrédito. Por regulação, os bancos são obrigados a destinar 0,2% do dinheiro captado em depósitos de clientes. O governo antecipou que vai elevar esse percentual, mas ainda não informou qual deve ser o novo patamar. A medida depende de aval do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Enquanto outros presidentes de bancos brasileiros, como Otavio de Lazari (Bradesco) e Candido Bracher (Itaú), acompanhavam a cerimônia em Brasília, Botín visitava Fortaleza acompanhada do presidente do banco no Brasil, Sérgio Rial. Na capital cearense, ela passeou pela orla, conversando com vendedores de frutas e pescadores. Conheceu regiões de comércio em bairros da cidade, acompanhada de profissionais que atuam no microcrédito do banco.

O maior operador do microcrédito no País é o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que tem sede na mesma Fortaleza. O BNB tem dois milhões de clientes no microcrédito, e o Santander, 500 mil.

Já na terça (12), a banqueira foi ao centro da capital paulista. Visitou a sede da Bolsa brasileira, a B3, e também o edifício Altino Arantes, a Torre do Banespa.

O prédio é propriedade do Santander desde que o espanhol comprou o antigo Banespa. Recentemente, foi reformado e convertido em um centro multicultural sob o nome Farol Santander.

Botín registrou momentos de sua viagem no Instagram, em Stories e fotos, e também no LinkedIn. No mais recente registro, ela aparece ao lado de Rial atrás do balcão do Bar do Cofre, no subsolo do Farol.

Depois de drinks e de um encontro com mais de mil funcionários na sede brasileira do banco, Botín deixou o Brasil rumo à Argentina, onde o Santander também tem operação.

Procurado, o Santander Brasil não quis comentar. (Por Alexa Salomão e Tássia Kastner, da Folhapress)

Bradesco relança plataforma Ágora

São Paulo – O Bradesco relançou ontem a plataforma de investimentos Ágora, com o objetivo de capturar clientes que não são correntistas do banco. O banco anunciou que vai transferir, nos próximos 120 dias, os clientes de varejo da corretora Bradesco para a Ágora. Ao todo, a nova plataforma terá 150 mil clientes ativos.

Para capturar poupadores que não são correntistas do Bradesco, a instituição quer atrair os clientes de seu banco digital, o Next, segundo o vice-presidente, Cassiano Scarpelli.

A Ágora será a plataforma exclusiva de investimentos do Next, que deve encerrar o ano com 2 milhões de correntistas.

O Bradesco projeta conquistar um terço dos ativos de renda variável sob custódia no Brasil. Hoje, o banco tem 17% de participação de mercado. Depois disso, o objetivo é buscar a liderança de mercado.

O movimento do Bradesco chega em um momento em que plataformas independentes de investimento, como a XP Inc, tem capturado o bolso de clientes de bancos tradicionais. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail