Há 33 anos o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Minas Gerais) homenageia a comunidade financeira do Estado, com a premiação “Executivo do Ano”, por meio do Prêmio Equilibrista. A edição 2019 reconhece a atuação da CFO da AngloAmerican Minério de Ferro Brasil S/A, Ana Cristina Sanches Noronha.

De acordo com o presidente do IBEF Minas Gerais, Camilo Lelis, o prêmio avalia a postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados através de modernas técnicas de administração e a colaboração da empresa em que atua para o enriquecimento e aprimoramento da sociedade.

“A ‘Ana Cristina’ é uma escolha muito coerente para o prêmio. É uma profissional brilhante que se destaca duplamente em mercados extremamente masculinos: a mineração e as finanças. O Prêmio Equilibrista é fruto de uma votação direta. Os associados escolhem o executivo de destaque no ano corrente. Eles avaliam a postura de liderança, como o executivo conquistou objetivos através de modernas técnicas de administração e relevância da empresa no setor em que atua”, explica Lelis.

A executiva da AngloAmerican é a primeira mulher a ser premiada desde 1994. Ela é graduada em contabilidade e economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Finanças na Harvard Business School e Columbia University. Antes da Anglo American, atuou em empresas como Arthur Andersen e Deloitte.

“O nome Equilibrista é muito adequado, pensando na função de um CFO, porque temos, realmente, de saber equilibrar as demandas dos steakholders – por retorno, por resultados – com todos os outros papéis como empresa de responsabilidade social, de compromisso que temos com as pessoas, com a comunidade, o meio ambiente e todo o nosso papel de empresa que constrói um legado para a sociedade. Não é fácil equilibrar tudo isso, é uma dinâmica extremamente desafiadora, mas é pra isso que estamos aqui”, analisa Ana Cristina Sanches Noronha.

Além da executiva, foram reconhecidas como “Empresas Excelências em Finanças Corporativas” o Banco Inter, Localiza Rent a Car, Instituto Hermes Pardini, MRV Engenharia e Participações e Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas).

Nesta categoria, são agraciadas as empresas com sede em Minas Gerais que, obedecendo a vários critérios de análise, tiveram seus desempenhos medidos tecnicamente por parâmetros de lucro, Ebitda e liquidez, além de vários outros indicadores de performance. A escolha final também é feita por nossos associados, através de votação direta.

Para a executiva da AngloAmerican, o caminho do equilíbrio passa especialmente pelo desenvolvimento do time. Para ela, são as pessoas que realizam os propósitos das empresas. “Sinto uma necessidade muito grande de desenvolver as pessoas que trabalham comigo, de fazer com que elas também tenham exposição, que estamos crescendo juntos. Ainda temos várias ambições de nos posicionarmos como uma empresa que tem, realmente, uma reputação positiva, que as pessoas olhem e tenham vontade de trabalhar aqui e as empresas, de trabalhar conosco, dentro de um modelo sustentável. É muita coisa pra fazer!”, projeta a CFO da AngloAmerican.