COTAÇÃO DE 25/01/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,5074

VENDA: R$5,5089

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,5074

VENDA: R$5,5089

EURO

COMPRA: R$6,6799

VENDA: R$6,6828

OURO NY

U$1.856,15

OURO BM&F (g)

R$327,82 (g)

BOVESPA

-0,80

POUPANÇA

0,1159%%

OFERECIMENTO

Mercantil do Brasil - ADS

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Dia da água Gestão

Gestão responsável é prioridade para a Unilever Brasil

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Créditos: Pixabay

São Paulo – No Dia Mundial da Água, a Unilever Brasil reitera a importância de desenvolver ações e estratégias para solucionar o desafio da gestão da água.

A iniciativa está em linha com o Plano de Sustentabilidade da Unilever que, em 2010, estabeleceu a ambição de, até 2020, igualar ou reduzir a extração de água de sua rede global de fábricas aos níveis de 2008 e de reduzir à metade a água associada ao consumo de seus produtos.

Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas com escassez de água e, no Brasil, até 2030, o uso da água terá um crescimento de 24% sobre o volume atual – estes são os dados de dois estudos recentes divulgados pela ONU Água e pela Agência Nacional de Águas (ANA), consecutivamente. As consequências para a segurança alimentar, a saúde e as condições de vida são substanciais.

A gestão responsável da água é prioridade para a Unilever, que tem trabalhado para estabelecer soluções sistêmicas abrangentes. Para isso, afinou sua estratégia e acelerou os esforços para desenvolver parcerias, campanhas e produtos inteligentes em termos de uso da água ao mesmo tempo em que atendam às necessidades dos consumidores.

Desde 2008 (ano de referência para o plano de sustentabilidade), a Unilever atingiu resultados importantes, entre eles, a redução global de 39% do consumo de água nas manufaturas. Contribuem para essa redução de consumo:


– Iniciativas de reúso da água utilizada nas instalações fabris e áreas administrativas;
– Reaproveitamento de efluentes;
– Reforço de ações para a detecção de vazamentos;
– Melhorias tecnológicas nas linhas de produção.

Além das ações nas fábricas, a Unilever Brasil também aposta em outras frentes para fomentar o uso responsável da água por toda a sociedade, tais como:

Apoio à Coalizão Cidades pela Água, iniciativa da The Nature Conservancy (TNC), que tem como objetivo elevar o nível de segurança hídrica de mais de 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas, incluindo municípios nas quais a Unilever Brasil tem fábricas;

Associação ao Instituto Trata Brasil para promover ações que resultem na expansão dos serviços de saneamento básico e, consequentemente, na melhoria dos recursos hídricos no País;

Parceria com o governo no Consórcio PCJ, que tem o objetivo de recuperar mananciais das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O trabalho consiste na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento de ações;

Investimento na plataforma de produtos concentrados para lavagem de roupas – por usar menos água em sua fórmula, esse tipo de produto economiza 40% do recurso em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação;

Campanhas de conscientização, como #UmEnxágueBasta, promovida em 2015, por OMO;

Comunicação de dicas de economia de água no site de OMO. Este projeto teve o apoio do Akatu, o Instituto pelo Consumo Consciente, que colabora com a Unilever consistentemente em ações que disseminem a importância da consciência no momento do consumo e a melhor forma de passar esta informação para o público;

Projeto “VIM para Unicef – Todos Juntos na Luta Pelo Saneamento”, que levou água de qualidade e saneamento adequado para escolas de educação básica no semiárido brasileiro, entre 2013 e 2016. A ação impactou a vida de mais de 500 mil crianças e adolescentes;

Transformando a maneira como as pessoas lavam suas roupas e reduzindo a necessidade e a frequência das lavagens, em novembro de 2018, Comfort lançou “Comfort Refresh” – produto que proporciona o reúso de roupas sem que seja necessário lavá-las novamente.

Iniciativas de fábricas – Em linha com o Plano de Sustentabilidade da Unilever, reduzir o uso da água nas fábricas é um compromisso para a companhia. Em Pouso Alegre (Sul de Minas), a unidade se comprometeu com o desafio de encontrar soluções para viabilizar a redução e reutilização da água.

Para isso, foi realizada a implementação de um sistema de aquecimento dedicado à limpeza de nossos processos por meio da instalação de um trocador de calor de vapor e uso de água 80°C.

Com isso, reduzimos o processo de três etapas de lavagem em apenas uma. Em Valinhos (SP), foram realizadas ações para detecção de vazamentos e a utilização do uso de desaeradores (equipamentos que removem oxigênio da água antes do uso do recurso nas caldeiras), o que permitiu redução no consumo de água.

Em Indaiatuba (SP), o sistema de refrigeração de bombas foi fechado sem comprometer o transporte e bombeamento de produtos. Além disso, a fábrica possui duas Estações para tratamento dos efluentes, sendo uma para os efluentes industriais e outra para os sanitários.

Esses despejos são reutilizados em sua totalidade, ou seja, não há descarte da água mesmo após tratada, a qual retorna ao processo industrial e também aos sistemas de refrigeração.

Em Vinhedo (SP), foi ampliada a rede de água de reuso e o número de retrolavagens aplicadas ao filtro de areia da estação de tratamento de efluentes (ETE).

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

VEJA TAMBÉM

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!

FIQUE POR DENTRO DE TUDO !

Não saia antes de se cadastrar e receber nosso conteúdo por e-mail diariamente